Por Meon Em RMVale

Cultura Maker e Criatividade aplicadas aos espaços corporativos

O futuro é criativo e os ambientes de trabalho também precisam ser!

cultura_maker_divulgacao_1

A rotina de trabalho e o longo tempo que passamos dentro dos espaços corporativos têm transformado as relações profissionais e a maneira como os ambientes são projetados e concebidos. Agenda cheia, prazos apertados e uma busca incessante por inovação criam novas demandas quase que diariamente e, por isso, é fundamental que os escritórios tenham aspectos humanizados, agradáveis e confortáveis, que proporcionem qualidade de vida e bem-estar aos colaboradores.

A busca por espaços de trabalho mais acolhedores e estimulantes se tornou comum entre as empresas, que investem cada vez mais em escritórios modernos, que permitam que os colaboradores sejam mais criativos, focados e livres. A tecnologia também impulsiona cada vez mais o dinamismo e a mobilidade dos negócios, e a automação elimina a rotina e o trabalho repetitivo. Com isso, o mundo corporativo vem formando gerações que rejeitam o “standard”, ou seja, os escritórios padronizados.

Aquele profissional que consegue ser mais criativo tem maiores possibilidades de crescimento, pois encontra alternativas para resolver os problemas, cria novas formas de desenvolver os processos e está constantemente se reinventando, sempre fazendo novas conexões e gerando novas ideias.

Percebendo esse movimento, as grandes organizações ao redor do mundo estão aderindo a modelos de layout de escritórios que se pareçam mais com casas, com um conforto emocional maior. Dessa maneira, as empresas tentam resolver, de forma criativa, a difícil equação entre o fisicamente confortável e a performance de suas equipes.

Algumas empresas fabricantes de móveis corporativos, como a Operis,por exemplo, já possuem linhas de mobiliário específicas para este tipo de demanda. São móveis funcionais e criativos para a composição de escritórios modernos, que garantem maior integração das equipes, facilidade para a troca de ideias, além de rotinas de trabalho mais leves e descontraídas. Trata-se do chamado mobiliário colaborativo.

cultura_maker_divulgacao_2

Escritórios modernos e funcionais

Divulgação

A importância dos escritórios modernos e criativos

O espaço informal e inspirador dos escritórios modernos deve ser capaz de encorajar as pessoas a serem criativas. E o que isso quer dizer? É necessário compor um espaço que possibilite diversos tipos de atividades, estimulando o cérebro a trabalhar com processos não-lineares, projetados prevendo diversos ritmos durante o dia.

Atualmente, a criatividade é a grande chave para o sucesso das organizações. As empresas estão vivendo uma nova era, na qual os líderes começam a perceber que não há caminho de volta e que, se quiserem ser competitivos, atraindo e retendo profissionais criativos e equipes motivadas, terão que atingir este novo patamar, que incorpora os anseios humanos aos projetos arquitetônicos dos escritórios de suas organizações, preparando ambientes onde atividades dinâmicas e inovadoras possam ser desenvolvidas.

cultura_maker_rosane_carneiro

Piscina de bolinhas na Quero Educação SJC

Rosane Carneiro

Para impulsionar esta onda de inovação, não só dentro de empresas, mas também em escolas, projetos sociais e serviços em geral, a sociedade se depara também com a cultura do FAÇA VOCÊ MESMO, que pressupõe a iniciativa de realizar antes e refletir depois. Vêm daí a essência e as bases da Cultura Maker!

Vale dizer que a palavra Maker em inglês vem do verbo “TO MAKE – FAZER”, aquele que faz alguma coisa, o fazedor, o criador. Em suma, o termo traz à tona a cultura do “se vira, vai lá e faz”, já tão presente no universo dos profissionais que possuem atitude inovadora e criativa.

Levando em conta estes novos conceitos, nota-se claramente a importância de se preparar e projetar escritórios modernos para estes novos profissionais, a fim de que eles possam atuar com mais liberdade e satisfação.

 Os principais requisitos da Cultura Maker que podem ser incorporados aos espaços profissionais são: 

  • CRIATIVIDADE / ORIGINALIDADE: ter a ideia e “botar a mão na massa”. 
  • COLABORAÇÃO: todo mundo trabalha junto, fisicamente ou em rede, quando se está sozinho. Tudo é feito em colaboração, com o chamado OPEN SOURCE. Usam-se dados da rede e retrabalha-se a ideia que volta para a rede.
  • SUSTENTABILIDADE: a cultura que evita o desperdício, que sabe usar os recursos que estão disponíveis com inteligência.
    ESCALABILIDADE: tudo o que é criado pode ser replicado, multiplicado e ganhar escala a baixo custo.

 Cultura Maker e Criatividade nas Escolas

Além dos escritórios modernos, estes conceitos já são realidade em vários outros espaços, inclusive nos ambientes educativos. As escolas cada vez mais estão adotando a cultura maker como uma forma de ensinar na prática, engajando o aluno com os temas abordados no dia a dia. E para que uma aula maker seja produtiva e eficaz, é fundamental um ambiente organizado, confortável e inspirador.

A partir dessas premissas, a Metadil, fabricante de móveis para escolas, desenvolveu uma linha de mobiliário específica para a sala maker, com bancadas de trabalho, armários para ferramentas e outros produtos que contribuem para um bom aprendizado dos alunos.

Em diversas escolas, as aulas de teoria estão sendo substituídas por projetos especiais, atividades realizadas em laboratórios e iniciativas inovadoras com os alunos, capazes de proporcionar uma verdadeira experiência transdisciplinar, com engajamento genuíno. Essa metodologia, que vem sendo chamada de “educação mão na massa”, tem como foco a valorização dos processos pelos quais os alunos passam, e não apenas o resultado que eles entregam aos professores.

Como é possível notar, os espaços, sejam eles corporativos ou educacionais, estão passando por mudanças revolucionárias, que valorizam o mobiliário de uso específico, cadeiras com design, mesas com formatos inovadores, ambientes criativos e coloridos e móveis funcionais, modernos e ergonômicos. Os gestores precisam entender que o presente e o futuro serão cada vez mais criativos e tecnológicos, e isso já pode ser visto no mobiliário de escritórios modernos e inspiradores ao redor do mundo! Essa é uma importante tendência, que merece ser aplicada por empresas que desejam se destacar frente à concorrência.

Para saber mais e conhecer as novas propostas para escritórios e escolas criativas com salas maker, faça contato com a equipe da Valeflex, empresa com mais de 15 anos de atuação no Vale do Paraíba, especializada em soluções de ergonomia e design para espaços corporativos e ambientes educacionais!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.