Por Leonardo Gonzaga Em RMVale

CPI vê ‘severos indícios de infrações’ em contrato da Pró-Lar em Jacareí

Contrato entre fundação e prefeitura em 2016 é alvo de investigação da Justiça

site_prolar_lc_282_29_1_1

Fundação Pró-Lar e Prefeitura firmaram contrato em 2016

Luiz Cepinho/PMJ

A Câmara de Jacareí leu o relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga supostas irregularidades em contratos entre a Fundação Pró-Lar e a prefeitura durante a gestão do ex-prefeito Hamilton Mota (PT) em 2016, em sessão plenária na manhã desta quarta-feira (16).

Leia MaisJacareí ganhará primeiro Parque Linear no Campo GrandeSeringas hospitalares são jogadas em rua do bairro do Una em TaubatéViatura do Baep se choca com carro na avenida Nelson D'Ávila

De acordo com o documento, divulgado pelo vereador e presidente da comissão Rodrigo Salomon (PSDB), a comissão concluiu que “há severos indícios da prática de infrações nas esferas Administrativa, Cível e Criminal no período apurado”, que foi aceito por unanimidade pelos vereadores da casa em maio de 2017.

A CPI apontou indícios de irregularidades que ultrapassam R$1,2 milhão em contratos firmados entre a fundação e empresas prestadoras de serviços de capina e limpeza de terrenos. Entre os pontos citados, está o pagamento por serviços não realizados, sobrepreço de mais de 50% em alguns pagamentos, contratações de atividades já realizadas pela prefeitura e dispensa de licitações.

Ao todo, seis pessoas estão sendo investigadas pelo caso. Entre eles, o ex-prefeito da cidade Hamilton Mota e José Rubens, Presidente da Fundação Pró-Lar são citados no documento. Durante o processo, a 2ª Vara Criminal da cidade autorizou a quebra de sigilo bancário de cinco pessoas.

Para Salomon, os resultados da CPI foram positivos. “Com a comissão, chegamos bem longe nas investigações. Agora, vamos encaminhar o relatório para as autoridades e, dessa forma, as suspeitas vão ser apuradas e os possíveis culpados, punidos”, diz.

A reportagem do Meon entrou em contato com a Prefeitura de Jacareí, responsável por responder pela Fundação Pró-Lar, porém, até às 17h desta quarta-feira (16) não obteve retorno.

Relatório
O relatório aponta que a Pró-Lar fere os artigos 226 e 227 do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais da cidade de Jacareí, que afirma que:

- são deveres do servidor cumprir as determinações superiores, representando, imediatamente e por escrito, quando forem manifestamente ilegais e constituir abuso de poder;

- representar aos superiores sobre irregularidade de que tenha conhecimento;

- ser leal às instituições a que servir;

- manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

- representar contra ilegalidade ou abuso de poder;

- são proibidas ao funcionário toda ação ou omissão capazes de comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficiência do serviço ou causar dano à administração pública.

Com o relatório da CPI lido, o caso agora segue para o MP (Ministério Público) de Jacareí para análise e decisão da Justiça.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Leonardo Gonzaga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.