contrato_jtu_jacarei

Faixas valem para ônibus público, vans escolares e táxis com passageiros

Divulgação

O corredor exclusivo para ônibus em Jacareí começa a funcionar a partir do próximo dia 20. As faixas, que terão um total de 11,2 km de extensão, começaram a ser pintadas nas vias do município em setembro do ano passado. Desde a última terça-feira (3), a prefeitura realiza ações educativas para orientar a população.

O corredor será alternado, entre faixas exclusivas e compartilhadas (veja a lista de ruas e avenidas atingidas mais abaixo). A restrição será imposta de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h -- fora desse horário todas as vias continuarão a ter tráfego livre.

O corredor exclusivo será destinado a ônibus do transporte público, vans escolares e táxis que estiverem com passageiros, e ônibus fretados. Os demais veículos, entre eles, carros e motos, poderão utilizar as faixas restantes das vias, ou ainda, a compartilhada.

As faixas serão implantadas em duas fases, sendo esta primeira em 12 vias do município e terá sete quilômetros de extensão. O sistema é implantado apenas no centro da cidade e o atual projeto não contempla outras regiões de Jacareí.

O novo sistema visa reduzir o tempo de viagem no transporte público e organizar o trânsito de uma forma geral.

Vias que recebem as faixas exclusivas:

Avenida Siqueira Campos

Rua General Carneiro

Avenida Davi Lino (em torno do Parque da Cidade)

Rua Miguel Esper

Rua Miguel Leite do Amparo

Rua Chaquib S. Ahmed

Rua Dr. Lúcio Malta e Luiz Simon

Praça dos Três Poderes

Rua XV de Novembro

Rua Alfredo Schuring

Rua Rui Barbosa

Rua Barão e Rua Moisés Ruston