Por Meon Em RMVale

Comissão em Defesa do Inpe marca primeira reunião na Câmara de S.José

Vereadores defendem autonomia científica do instituto

Durante sessão na Câmara de São José dos Campos desta terça-feira (13), os vereadores marcaram a primeira reunião da Comissão em Defesa do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que tem sede na cidade. A comissão foi criada por unanimidade na sessão do dia 6 de agosto após críticas que o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) fez aos trabalhos de monitoramento do desmatamento da Amazôniaexoneração de Ricardo Galvão, presidente do instituto até então.

Uma das atividades apontados pelos vereadores é a possibilidade de escutarem o ex-diretor do Inpe e também fazer uma visita à instituição. O vereador Wagner Balieiro destaca que o objetivo principal da comissão é defender a autonomia do Inpe e zelar pela continuidade dos trabalhos de monitoramento do desmatamento sem interferências políticas.

“A comissão tem o papel de defender a autonomia do Inpe. Os trabalhos de monitoramento do desmatamento e outras atividades precisam continuar sem ter interferências político-partidárias de qualquer ideologia. É necessária ser mantida a autonomia científica”, afirma Wagner.

O vereador Sérgio Camargo (PSDB), autor do requerimento, conta que a comissão foi criada a partir de um diálogo na câmara e também defende a autonomia do instituto. Para o vereador, o Inpe sairá fortalecido desta polêmica.

“Acredito que o instituto vai sair fortalecido dessa situação. Esse episodio vai fazer o Inpe ser mais conhecido e as pessoas vão saber a importância do instituto não só pra São José, mas para o mundo inteiro”, afirma Sérgio.

Em entrevista anterior concedida ao Meon, a deputada estadual Letícia Aguiar (PSL), da cidade de São José, que é do mesmo partido que Jair Bolsonaro, destacou a relevância do Inpe, mas salientou que a presidência da instituição, em sua opinião, precisa estar alinhada com o Governo Federal.

"O Inpe é uma instituição respeitada pela sua história, seriedade e pesquisas que vem realizando. [...] A diretoria é um cargo de confiança que deve estar alinhado com o governo atual. Se o ministro [Marcos Pontes] e o presidente Bolsonaro entendem que foi necessária a substituição do diretor, respeitando obviamente todo histórico e legado que ele deixou, confio no governo e entendo que é uma escolha positiva de qualquer maneira", disse a deputada. 

Leia MaisAnac certifica jato executivo Praetor 500 da EmbraerEvento reúne especialistas e empresários para discutir cenário econômico na RMValePindamonhangaba confirma o quarto caso de sarampo em 2019

A primeira reunião da comissão foi marcada para a próxima terça-feira (20) e acontecerá na Câmara. O encontro inicial da comissão deve contar somente com a presença dos vereadores participantes, são eles: Amélia Naomi (PT), Cyborg (PV), Dulce Rita (PSDB), José Dimas (PSDB), Juliana Fraga (PT), Juvenil Silvério (PSDB), Renata Paiva (PSD), Sérgio Camargo (PSDB) e Wagner Balieiro (PT).

O Inpe, através da assessoria de imprensa, disse que está ciente da criação da comissão, agradece a preocupação, mas, no momento, não tem o que declarar a respeito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.