Por Meon Em RMVale

Coletores de lixo permanecem de braços cruzados em Taubaté

Coleta está suspensa na cidade desde a manhã desta quinta-feira (18); categoria cobra reajustes salariais

A coleta de lixo em Taubaté permanece paralisada nesta sexta-feira (19) em Taubaté. De acordo com o sindicato, cerca de 60% do serviço está parado. Apenas três caminhões saíram das garagens na manhã desta sexta. A categoria cobra reajustes salariais e benefícios trabalhistas.

A greve teve início na manhã desta quinta-feira (18), com mais de 12 caminhões parados. De acordo com o Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana), a empresa não aceita negociar com os trabalhadores.

“Até o momento não conseguimos negociar com a empresa e enquanto isso não ocorrer a greve permanecerá. Só vamos retomar os trabalhos caso a Justiça determine a normalização da coleta”, afirma João Paulo, diretor do Siemaco.

Ainda segundo o João Paulo, na manhã desta sexta a categoria tentou realizar uma assembleia, mas foi impedida pela Guarda Municipal e Polícia Militar. Até o momento, aproximadamente 130 funcionários estão de braços cruzados.

Ainda de acordo com o Siemaco, os cargos têm uma diferenciação nos benefícios recebidos. Um dos casos é o valor recebido na PLR (Programa de Participação nos Lucros e Resultados). Segundo o diretor, os motoristas receberam cerca de R$1.300,00 e os garis apenas R$850,00 de PLR. 

Outro lado

A EcoTaubaté esclarece que a paralisação das atividades de limpeza urbana no município foi definida de forma arbitrária e irresponsável pelo Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação de Taubaté e Região devido à discordância em relação ao reajuste do percentual do Prêmio de Participação nos Resultados (PPR).

O percentual proposto pela EcoTaubaté foi aceito por outras categorias e está plenamente de acordo com a realidade econômica do país, contrariamente ao pleito do sindicato, de cerca de 50%, englobando todas as categorias, que é irreal e até mesmo extorsivo.

 A justiça deferiu liminar que determina que o sindicato deverá garantir a manutenção do mínimo de 50% das atividades de limpeza urbana em Taubaté. Está marcada audiência de conciliação entre as partes na próxima semana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.