Por Meon Em RMVale

Candidato à bolsa universitária terá vestibular exclusivo em São José

Meta da prefeitura é que as provas sejam realizadas até junho

pro_estudo_prefeitura_de_sao_jose_universidade

Podem concorrer às bolsas do Pró-Estudo pessoas de qualquer idade

Divulgação/PMSJC

Os estudantes que pretendem concorrer às bolsas universitárias que serão oferecidas pela Prefeitura de São José dos Campos terão que passar por um vestibular específico para seleção dos bolsistas. A previsão é que as provas sejam realizadas em junho.

As bolsas serão concedidas pelo programa Pró-Estudo, que foi lançado pela prefeitura na última terça-feira (20) e prevê a conversão de dívidas tributárias em bolsas de estudo.  

Podem participar do programa pessoas que residam em São José há no mínimo um ano, tenham renda familiar bruta de até três salários mínimos (R$ 2.862) e cursado o ensino médio completo na rede pública ou com bolsa integral em escola particular.

Segundo o secretário de Gestão Administrativa e Finanças do município,  José de Mello Corrêa,  não há restrições com relação à idade dos candidatos, mas pessoas que já tenham feito curso de graduação, mesmo que incompleto, estão impedidas de participar do programa.

A comissão que prepara o edital para chamamento das faculdades já foi constituída. De acordo com Mello, atualmente duas instituições de ensino superior estariam aptas a participar do programa. Juntas elas devem cerca de R$ 10 milhões ao município.  

Os nomes das devedoras não foram revelados. “Após a publicação do edital, se as instituições aderirem ao programa, iremos divulgar e informar quais os cursos oferecidos”, disse Mello.

Segundo ele, para evitar rejeição do Tribunal de Contas do Estado, a prefeitura exige um desconto de 40% sobre os valores das mensalidades. “Esse desconto garante a vantajosidade para a administração pública. E as faculdades terão que abrir oportunidades em todos os cursos, não só os que têm baixa demanda.”

As bolsas vão valer do primeiro ao último ano, mesmo nos casos em que não haja saldo de créditos tributários.  Mas os estudantes também devem cumprir algumas regras para manter o benefício --como obter média igual ou maior que 6 e número de faltas abaixo de 25% do total de aulas. Os cursos serão presenciais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.