Campos do Jordão registrou 12 focos diferentes de incêndio apenas nesta quarta-feira (13). De acordo com a Defesa Civil da cidade, os pontos somaram mais aproximadamente 50 hectares de área destruída pelo fogo.
Pontos turísticos como o Morro do Elefante, Horto Florestal, área da Pedra do Baú e Pico do Itapeva foram as mais atingidas.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar, precisou ser utilizado na operação para conter as chamas, que se espalharam durante todo o dia.
A baixa umidade relativa do ar dos últimos dias, somada ao vento e o mato seco, formam uma condição propícia para a propagação do fogo.
“É uma época de atenção total na região. Como a cidade conta com muitas áreas verdes e a própria vegetação local pega fogo com muita facilidade, os incêndios se propagam rapidamente”, afirma Vander Vieira, coordenador municipal de Defesa Civil de Campos do Jordão.
Operação de guerra
Com este panorama, a cidade monta, todos os anos, uma verdadeira operação de guerra para combater os incêndios.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, 50 pessoas se unem para combater o fogo nesta época do ano. A operação é denominada ‘Corta-Fogo’.
“Além do Corpo de Bombeiros e a equipe da Defesa Civil, também contamos com o auxílio dos brigadistas dos parques e membros da Guarda Civil Municipal, além de agentes de trânsito. Todo esse pessoal é treinado desde o mês de abril para participar de operações para conter os incêndios”, afirma.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.