Por Meon Em RMVale

Campos do Jordão terá "moradia sustentável" em parceria com o CDHU

Projeto conta com água de reuso, teto solar e acessibiidade para cadeirantes; entrega está prevista para dezembro de 2020

foto_capivari_geral_2_sergio_biagioni

Novas moradias serão construídas no bairro Vila Elizabeth

Sérgio Biagioni/PMCJ/Divulgação



Sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Esses são as principais características dos 98 apartamentos que serão construídos pelo CDHU no bairro Vila Elizabeth, em Campos do Jordão. A previsão é que as unidades sejam entregues em dezembro de 2020.

As novas moradias serão destinadas às famílias que estão em áreas de risco na cidade. Pessoas com deficiência (5% das casas) e idosos (7%) também receberão chaves dos apartamentos que serão construídos.

De acordo com o prefeito de Campos do Jordão, Frederico Guidoni (PSDB), o projeto será o primeiro a receber ações de sustentabilidade que foram implantados separadamente em outros conjuntos. As unidades terão tecnologia de reuso de água da chuva, aquecimento solar e geração de energia com células fotovoltaica e acessibilidade com corredores largos, com espaço para girar cadeira de rodas.

Além disso, as novas moradias também contarão com jardim drenante, que são em depressões topográficas preparadas com elementos filtrantes (plantas, vegetação e solo com microorganismos), capazes de receber água das chuvas provenientes de áreas impermeabilizadas reduzindo o risco de alagamento.

“Estamos trabalhando neste projeto há dois anos e é belíssimo. Campos do Jordão vende uma imagem de natureza, as pessoas vêm para a cidade por causa da natureza, para fugirem da poluição das grandes cidades, então combina com esse plano de sustentabilidade que o projeto tem”, afirmou Guidoni.

A intenção do governo municipal é ampliar o projeto para, no futuro, construir mais moradias também em parceria com o CDHU. O prefeito estuda doar outras áreas próximas para a continuação do projeto. “Já foram fazer uma vistoria técnica no local. Essas unidades são as primeiras, mas eu tenho certeza que não serão as únicas”, disse.

Casas

O CDHU deve iniciar o processo de licitação para início das obras em breve. A escolha dos beneficiários será feita dentro dos critérios sociais estabelecidos pelo órgão. Isso vai ocorrer após o início da construção das unidades.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.