Por Meon Em RMVale

Cadastro Biométrico para as Eleições 2018 é prorrogado até 9 de maio

Uso da digital será obrigatório para eleitores de 6 cidades da RMVale

biometria_justica_eleitoral_3

Biometria é obrigatória em apenas 6 cidades da RMVale

Arquivo

O TRE-SP (Tribunal Superior Eleitoral de São Paulo) prorrogou a data limite do cadastro da biometria, para o dia 9 de maio, aos eleitores de 84 municípios paulistas que ainda não compareceram as zonas eleitorais. Na região, cerca de 58 mil eleitores de Areias, Cunha, Lagoinha, Piquete, Queluz e São Luiz do Paraitinga só poderão registrar o seu voto nas Eleições 2018 se estiverem com a digital cadastrada.

O primeiro prazo havia se encerrado no dia 27 de março, mas na data 16 mil eleitores das cidades obrigatórias da RMVale ainda haviam realizado o cadastro, como o mesmo ocorreu em outras região do Estado. Por essa razão, foi coordenado o adiamento do cadastros e novas datas de plantão de atendimento.

Leia MaisCadastramento biométrico termina nesta terça em 6 cidades da regiãoEm carta ao papa, bispos destacam grave crise social e política do Brasil Idoso é preso por armazenar pornografia infantil em Taubaté

De acordo com a zona eleitoral de São Luiz do Paraitinga e Lagoinha, estão confirmados plantões nos dias 28 e 29 de abril (sábado e domingo), 1º de maio (feriado), 5 e 6 de maio (sábado e domingo) e 08 de maio (feriado municipal), no horário de 9 às 17 horas. Além disso, o antedimento durante a semana segue das 9 às 18 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas. 

Para fazer a biometria, é preciso levar documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral, caso tenha.

Nos demais municípios, embora o comparecimento ainda não seja obrigatório, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam desde já o cadastramento biométrico de modo a evitar as filas futuras.

Penalidades

O eleitor que não comparecer e registrar a biometria, somente nas seis cidades obrigatórias, terá o título cancelado e não poderá votar nas Eleições 2018, além de outras restrições, tais como:

- o cidadão ficará impedido de receber salários ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo;
- não poderá tirar o passaporte;
- não poderá obter empréstimos em caixas econômicas ou qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo;
- não será possível se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
- não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
- não poderá obter o certificado de quitação eleitoral,
- não poderá participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;
- ficará impedido de concorrer às eleições;

  

Confira abaixo a relação do cadastro de biometria obrigatório nas cidades da RMVale:

Município Eleitorado total Com biometria Percentual
Areias 3.532 2.569 72,73%
Cunha 19.675 14.018 71,25%
Lagoinha 5.604 4.459 79,57%
Piquete 11.151 7.583 68,00%
Queluz 8.092 5.211 64,40%
São Luiz do Paraitinga 10.494 8.490 80,90%

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.