Por Meon Em RMVale

Voluntários controlam incêndio na Serra da Bocaina em Bananal

É o segundo incêndio em menos de dois dias

incendio_serra_da_bocaina

Cerca de 15 brigadistas voluntários combateram as chamas com abafadores e bomba costal

Divulgação/Amovale

Na tarde desta quinta-feira (17), um grupo de brigadistas voluntários apagaram um incêndio na região de Bananal do Parque Nacional da Serra da Bocaina. É o segundo incêndio em menos de dois dias.

De acordo com a Amovale (Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina), o fogo teria começado por volta das 14h na altura do km 11 da rodovia SP 247. Cerca de 15 brigadistas voluntários teriam se empenhado no combate as chamas com abafadores e bomba costal (mochilas carrecadas com cerca de 20 litros de água).

Uma das voluntarias da ONG, Luiza Almeida Monteiro,61 anos, explica que o incêndio de hoje estava um local de difícil acesso. “Ontem tivemos um incêndio, mas foi controlado. Agora esse está maior e em local de difícil acesso”, disse Luiza.

Felizmente, por volta das 19h30, os voluntários conseguiram controlar as chamas. A Amovale ainda não conseguiu estimar o tamanho do incêndio por estar escuro. No dia anterior, as chamas atingiram cerca de 21.000 m² .

Segundo a voluntaria da Amovale Potyra Carvalo, 44 anos, os incêndios são recorrentes neste período do ano. Disse ainda que a população e diversas organizações da região como a AmoBocaina e Ampsa, se uniram para fiscalizar e combater focos de incêndio.

“Acontece constantemente, por isso criamos um grupo no whats app onde as pessoas avistam o fogo e avisam todo mundo. [...] Depois dos incêndios dos últimos anos, principalmente o de 2017, as pessoas se capacitaram para combater o fogo”, afirma Potyra.

              

Incêndio destrói mais de mil campos de futebol na Serra da Bocaina

     

Em setembro de 2017, um incêndio de grandes proporções atingiu a Serra da Bocaina, em Bananal. De acordo com a Defesa Civil, já foram destruídos o equivalente a mais de mil campos de futebol de mata. Mais de 50 moradores e o Corpo de Bombeiros trabalharam no combate as chamas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.