Por Meon Em RMVale

Bosque Betânia pode ficar fora do mapa de parques do Plano Diretor de São José

O movimento “Somos Parque Betânia” diz que a Prefeitura só inclui no documento questões relevantes

bosque_betania_1

O Bosque Betânia tem 8.400m² e está localizado na região central da cidade

Divulgação/Arquivo/Meon

A Prefeitura de São José dos Campos pode não incluir o Bosque Betânia dentro do mapa de parques do Plano Diretor. A informação surge após representantes do movimento “Somos Parque Betânia” afirmarem que a equipe do prefeito Felicio Ramuth (PSDB) não considera relevante a preservação daquela vegetação.

Segundo Andrea Luswarghi, uma das organizadoras do movimento, a Prefeitura alega que as propostas sugeridas pela população são incluídas no Plano Diretor apenas se forem relevantes. 

De acordo com a Prefeitura, a área não está prevista dentro do Plano Diretor em razão das incertezas que pairam diante dos litígios judiciais ainda em curso, que deverão tratar, dentre outros temas, da qualidade do componente florestal existente no local.

Leia MaisNúmero de acidentes no feriado da Padroeira diminui na RMValeAbaixo-assinado contra Dersa já passa de 5 mil assinaturas e OAB vai à Justiça por sucateamento das balsas Funcionário da Tamoios é atropelado ao sinalizar acidente em Caraguá

O movimento fez um abaixo-assinado com 30 mil assinaturas que pede a proteção da vegetação. Em meados de agosto, uma liminar na justiça embargou um projeto para o corte de 430 árvores para construção de um estacionamento na Vila Betânia, na região central da cidade. Atualmente, a área é de propriedade do Grupo Marcondes César, que obteve junto à Prefeitura e à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) autorizações para que a medida fosse tomada.  

Apesar da mobilização feita, os moradores não conseguiram fazer com que o Bosque Betânia fosse incluído na relação de parques que serão construídos pelos próximos 10 anos em São José, que é alinhado pelo Plano Diretor. 

“A Prefeitura não obedece ao estatuto da cidade onde a população precisa ter um espaço de deliberação. Somos nós, moradores, que devemos dizer se estamos de acordo ou não com o que é feito com o nosso município. A administração organizou um formato de audiência pública que não ouve os anseios dos moradores. Aquilo que não pode ser incluído no Plano Diretor nem sequer é justificado”, completou Andrea Luswarghi.

Por meio de nota, a Prefeitura afirmou ainda que as áreas propostas pelo Plano Diretor para composição dos parques, caracterizam-se pela presença de fragmentos florestais nativos com status de proteção pela Lei da Mata Atlântica e pelas normas de proteção ao bioma Cerrado. No caso de áreas particulares para composição dos Parques também é considerada a valoração para eventuais desapropriações.

Audiência Pública

No próximo sábado (20) uma audiência pública será realizada para decidir de que forma o grupo de moradores se posicionará a respeito. O encontro vai acontecer das 9h às 13h, no Sindicato dos Químicos, na Praça Carlos Maldonado Campoy, no centro de São José dos Campos. A audiência é realizada pela Defensoria Pública juntamente com o movimento Somos Parque Betânia e o fórum popular do Plano Diretor. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.