Por Mara Cirino Em RMVale

Bombeiros recebem motos para agilizar atendimentos na temporada

Litoral Norte ganha, também, reforço de 72 homens dia 19

bombeiros_litoral_norte

Motos Operacionais de Bombeiros (MOBs)

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grupamento de Corpo de Bombeiros no Litoral Norte recebe, a partir do próximo dia 19, reforço de homens e viaturas que vão atuar durante a Operação Verão 2018/2019. São 72 policiais e 15 viaturas, com destaque para as Motos Operacionais de Bombeiros (MOBs) que são usadas para agilizar a chegada em ocorrências. 

Desta vez, os veículos chegam em Ubatuba, pela primeira vez, e retornam para Caraguatatuba e São Sebastião. “Com o excesso de veículos nas rodovias e ruas movimentadas, os primeiros-socorros são fundamentais para salvar uma vida”, explica o comandante do 11º GB no Litoral Norte, capitão Newton Krüger. Cada município terá duas MOBs.

“A cada ano vamos aumentando a quantidade de cidades com MOB porque elas cortam o transito, diminuem o tempo resposta e constatam no local que se a ocorrência for simples, podem até dispensar o Resgate, economizando meios. Se for um caso mais complicado, acionam outras viaturas”, complementa.

Os municípios terão, ainda, caminhões Auto-Bomba para atendimento as ocorrências de incêndio, salvamento e resgate, operando nas regiões distantes dos centros, mas de grande aglomeração como Maranduba (Ubatuba), Boiçucanga (São Sebastião) e Porto Novo (Caraguatatuba) que concentra uma população intensa e crescente na divisa com São Sebastião.

Ilhabela não recebe MOB este ano, mas uma caminhonete para auxiliar nas ações de salvamento de busca de pessoas em mata e cachoeira.

De acordo com o comandante, há uma preocupação com o aumento das ocorrências a cada ano e que tendem a triplicar neste período. Até 21 de novembro foram 1.475 ocorrências de resgate. Em todo ano de 2015 foram 867; em 2016, 1.265 ocorrências dessa mesma natureza e em 2017, 1.114 atendimentos. “Não são apenas números, são vidas salvas”.O reforço do Corpo de Bombeiros ficará no Litoral Norte até 11 de março de 2019.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mara Cirino, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.