Por Meon Em RMVale

Bispos da Igreja Católica se reúnem em Aparecida para evento da CNBB

Tema da discussão será sobre a formação dos presbíteros na Igreja

cnbb55_coletiva_dom_odilo_foto_luciney_martins007

Congresso da CNBB em 2018 será em Aparecida e inicia nesta quarta-feira, 11

Divulgação/CNBB

O Santuário de Aparecida recebe a partir desta quarta-feira, 11, a 56ª Assembleia Geral da CNBB, que contará com a presença de 477 bispos católicos do Brasil. O tema do encontro será “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”. De acordo com o Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, que será substituído nos trabalhos da Assembleia Geral deste ano por um secretário ad hoc, o objetivo dos bispos será o de atualizar as diretrizes em vigor, aprovadas em 2010, por ocasião da 48ª Assembleia Geral da CNBB.

Leia MaisLu Alckmin faz peregrinação até Aparecida pela Rota da LuzDaniel deixa o perfume na própria estátua de cera em AparecidaSantuário realiza exposição de Nossa Senhora com peças em madeira

“Essa atualização é motivada especialmente pelo magistério do Papa Francisco e pela publicação pela Congregação para o Clero do documento, ‘O dom da vocação presbiteral’, que constitui a chamada Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, disse.

O encontro vai tratar ainda de outras temáticas e de problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade sempre na perspectiva da evangelização. A abertura oficial da 56ª Assembleia Geral acontecerá às 9h15, no Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, onde acontece a maior parte dos trabalhos dos bispos. 

A Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis é um dos documentos considerados pela equipe que dá pistas para a formação de seminaristas e do clero da Igreja. O último texto publicado no dia 8 de dezembro de 2016 atualiza as orientações de 1985 e explicita às Igrejas locais como realizar a formação dos futuros presbíteros e a necessidade de formação permanente.

O destaque deste documento é que o futuro padre deve ser acompanhado na totalidade das quatro dimensões que interagem simultaneamente no processo formativo e na vida dos ministros ordenados: humana, espiritual, intelectual e pastoral.

Após a aprovação final pelo episcopado brasileiro em sua 56ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), o texto vai seguir para a Congregação para o Clero, do Vaticano, para ser referendado. Só então, o texto se tornará um documento da CNBB que vai orientar a formação de novos presbíteros no Brasil. Um conjunto de outros temas fazem parte da programação da 56ª Assembleia Geral dos Bispos.

Segundo informações do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris), organismo de pesquisa da Igreja no Brasil, existe, nas 277 dioceses brasileiras, centenas de seminários de formação e cerca de 6 mil seminaristas em processo de formação. No censo publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2010, pouco mais de 64% dos brasileiros se disseram católicos. Em sua pesquisa mais recente sobre o tema, o Datafolha aponta que a população brasileira católica caiu de 66% para 50% entre 2005 e 2016.

A estimativa do Ceris (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais) para 2018 é de 11.700 paróquias e 27.416 padres no Brasil. Para 2018 os dados apontam 11.700 paróquias e 27.416 padres.

Serviço - 56ª Assembleia dos Bispos do Brasil
Tema: Diretrizes para a Formação de Presbíteros
Data: 11 a 20 de abril de 2018
Local: Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida-SP
Contatos: Pe. Rafael Vieira e Willian Bonfim
Telefone: 12 3104 3107 e 61 2103 8313

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.