Por Meon Em RMVale

Bicampeã brasileira de cálculo mental visita São José

Sabrina Akemi Kanashiro conta os benefícios da prática de cálculo mental para todas as idades

dsc8749

Sabrina Akemi Kanashiro com o ábaco japonês

Foto: Vanessa Menezes

 

Selo Branded Brand Marca Portal Meon

 Durante os dias 21, 22 e 23 de agosto, a bicampeã brasileira de cálculo mental e campeã brasileira de Soroban, Sabrina Akemi Kanashiro esteve em São José dos Campos.

No período Sabrina fez demonstrações das habilidades conquistadas, após 12 anos praticando os cálculos com o Soroban (ábaco japonês), com alunos das principais escolas de ensino particular.

Com o conceito de academia para o cérebro, o método educacional Super Cérebro, que Sabrina representa, busca desenvolver competências cognitivas e socioemocionais em seus alunos.

As aulas são aplicadas com duração de 100 minutos, sendo metade do tempo utilizado com o ábaco japonês e a outra metade com jogos de tabuleiro.  

“Mesmo o Soroban sendo uma calculadora, o ganho não é só na matemática, pois além do raciocínio lógico e cálculo mental melhora a memória e concentração. O método pode ser utilizado a partir de 5 anos e não tem idade limite. Outro benefício, principalmente para os mais velhos é que o Soroban auxilia na prevenção das doenças degenerativas, como o Alzheimer. A troca de experiências que os alunos tem com os jogos de tabuleiro é incrível e muitas vezes as crianças vencem o adultos. É uma questão de estratégia, vai depender da individualidade de cada um e isso é muito legal" comenta.

Nascida na cidade de Bastos, com forte tradição de imigração japonesa, a jovem de 19 anos, foi incentivada pelos pais a aprender o Soroban aos 7 anos. A prática do cálculo mental veio de forma natural e Sabrina começou a se destacar no uso da ferramenta e o primeiro título veio aos 13 anos.

Nos anos de 2014 e 2015 sagrou-se bicampeã no Campeonato Brasileiro de Cálculo Mental. Em 2015 também foi campeã brasileira de Soroban.

Desde 2017, Sabrina está no 4º DAN de Soroban, nível obtido depois de realizar as provas vindas diretamente do Japão. Atualmente Sabrina está treinando para as provas do nível seguinte, o 5º DAN.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.