Por Meon Em RMVale

Atleta de 5 anos de Jacareí representa Brasil no Panamericano de BMX

Outros quatro atletas disputam prêmio neste sábado e domingo

bmx_manu_1

Manu Ramos compete no Panamericano de bicicross

Arquivo Pessoal/ Nathalie Ramos

Quem acha que esportes radicais só são praticados por meninos e pessoas mais velhas está enganado. A atleta mais nova do campeonato Panamericano de BMX (bicicross) tem  apenas 5 anos, é de Jacareí e a única representante feminina brasileira na categoria de 7 anos.

Manu Ramos começou a pedalar aos dois anos seguindo os passos da mãe, Nathalie Ramos, que aos 13 anos competia no mesmo esporte. A menina treina e é federada  na escola de bicicross de Jacareí.

Nathalie conta que a Manu sempre gostou muito do esporte. Ela e o marido sempre visaram a diversão da filha e o gosto pelo o esporte radical.

“Ano passado começamos a levar ela em corridas em outras cidades e esse ano conversamos bastante pra saber se era isso mesmo que ela queria. Vida de atleta não é fácil, ainda mais criança, ela tem as responsabilidades dos treinos, mas sempre visamos a diversão dela, tudo tem que ser prazeroso, ela adora e  fica triste quando não tem corrida”, diz Nathalie.

A ex- atleta e mãe da competidora conta que são quase 800 atletas inscritos no Pan que não acontece desde 2008. São inúmeros atletas, todos eles são de nacionalidades distintas, sendo a pequena  Manu a única menina a competir tão nova com objetivo de conquistar um título para o Brasil.

“Até brincamos que é um esporte "machista", tem muito mais meninos, a categoria de meninos tem de 5/6 anos  diferente das meninas que começa nos 7 anos. A premiação para elite também, o valor normalmente é maior para os homens. [...] Uma criança no esporte aprende muito a conviver em sociedade da melhor forma, mas os esportes radicais encorajam nossos filhos a enfrentar todas barreiras. O desenvolvimento da Manu na escola e em outras atividades é muito boa”, concluí Nathalie.

A altleta mirim já conquistou diversas premiações de primeiro e segundo lugar no esporte como o primeiro lugar na Copa Internacional Penks, Vice Campeão Brasileira de CBBX, finalista na copa Penks, Copa Paulista e Sorocaba.

Todo esse talento não para por ai! Além da Manu, a escola de bicicross de Jacareí treina muitos atletas. Pedro José de Andrade, conhecido por ‘Pedrão’ é tecnico da galera que curte o esporte no município, inclusive da Manu. Ele é treinador do esporte há 25 anos, atuando na Secretaria de Esportes do município, e também concorre a premiação brasileira esse ano no Panamericano.

Segundo o técnico, são quatro pilotos de Jacareí que correm neste sábado (25) e domingo (26), para conquistar a liderança na competição.

bmx_manu

Arquivo pessoal/Nathalie Ramos 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.