Por Meon Em RMVale

Após casos de assédio, grupo sugere ‘botão do pânico’ em ônibus em São José

onibus_12

Grupo se reuniu com a prefeitura pós casos de assédio em ônibus da cidade

Divulgação/PMSJC

O coletivo ‘Resistência Feminina’ apresentou para a Prefeitura de São José dos Campos diversas sugestões para tentar inibir casos de assédio no transporte público da cidade. Dentre as propostas, o grupo sugere criar um ‘botão do pânico’ dentro dos coletivos. A iniciativa foi tomada pelas meninas após  registros de assédios no ônibus urbano envolvendo uma adolescente.

A exemplo do que já acontece em escolas e postos de saúde, a proposta é que o botão do pânico seja instalado em um determinado local do coletivo, onde fosse possível acioná-lo em casos de assédio e, assim, a Guarda Civil Municipal seria chamada imediatamente.

Outras ações propostas pelo coletivo são treinamento de motoristas e cobradores para saberem como lidar com a situação; orientação às mulheres, com ampla divulgação dos canais de denúncia e de leis de combate à violência, além de criar um aplicativo para que as próprias mulheres possam trocar informações para evitar os abusadores; rígida investigação sobre casos de assédio; contra superlotação nos ônibus e respeitar o limite máximo de pessoas.

As sugestões foram apresentas a representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, além do Conselho da Mulher. De acordo com o coletivo, as partes receberam e acolheram as propostas e solicitaram um prazo para estudos a fim de proporcionar uma devolutiva acerca das propostas.

“Nos reunimos para debater o assédio sexual no transporte após termos ciência do caso da jovem que foi gravada no ônibus e exposta em sites pornográficos. A partir da denúncia que fizemos em nossas redes sociais outras mulheres relataram que sofreram violências parecidas no transporte público em São José. Por isso achamos pertinente pensar em propostas para o combate ao assédio no transporte e, então, protocolamos um ofício solicitando uma reunião”, disse Jéssica Marques, uma das integrantes do coletivo Resistência Feminista.

Leia MaisPrefeitura de São José aplica 194 mil multas e arrecada R$ 18,5 mi em 2019Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feiraMedicamentos de alto custo poderão ser retirados por agendamento em São José

Por meio de nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que a pauta foi debatida e que, em breve, haverá uma nova reunião para as devolutivas dos assuntos citados e encaminhamento de novas ações.

Frente Parlamentar Contra o Assédio

Diante do exposto, vereadores de São José dos Campos formalizaram a criação da Frente Parlamentar Contra o Assédio Sexual no Transporte Coletivo do município. A frente foi criada durante sessão da última terça-feira (4), na Câmara Municipal.

A comissão é composta pelas vereadoras Amélia Naomi (PT), Dulce Rita (PSDB), Flávia Carvalho (Republicanos) e Juliana Fraga (PT). Naquele dia, as parlamentares se reuniram com o coletivo para tratar de pautas, que incluem agendamento de reuniões com representantes das empresas de ônibus da cidade, da Polícia Civil e da Delegacia da Mulher.

Para a vereadora Juliana Fraga, a comissão é extremamente importante para que seja desenvolvido políticas que garantam a segurança das mulheres.

“Quem é abusada, agredida, no transporte coletivo, sente-se violada, violentada. Não temos números reais, mas estima-se que 90% das mulheres já sofrerem esse abuso. É algo que não podemos deixar para lá, precisa ser denunciado. Sabemos que tem abusos até piores, mas o  pequeno é  importante para que n se torne o grande no futuro”, argumentou.

Em 2017, a vereadora já havia apresentado um projeto de lei que previa a implantação desse sistema de botão de emergência nos ônibus, mas até o momento a proposta não foi votada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.