Por Meon Em RMVale

Alunos da Esfera, de São José, ganham medalha de bronze em Olimpíada Internacional de Matemática no Japão

Estudantes foram únicos representantes do Vale do Paraíba na delegação brasileira que reuniu cerca de 50 alunos

Selo Branded Brand Marca Portal Meon  

Quatro alunos da Esfera, escola brasileira, bilíngue e internacional de referência do Grupo SEB, baseada em São José dos Campos, foram selecionados para integrar, junto a estudantes de outras 8 instituições brasileiras, a delegação do Brasil na competição World Mathematics Invitational 2019 (WMI), que aconteceu em Fukuoka, no Japão, nos dias 15 a 19 de julho.

Beatriz, Lucas, Nicholas e Victoria estão no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e têm entre 12 e 13 anos. 

O convite, feito pela Rede POC (Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento), a secretaria regional no Brasil da WMI (World Mathematics Invitational Organizing Committee), veio como resultado do excelente desempenho dos estudantes na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), realizada em abril.

Na competição, que contou com mais de 244 mil alunos de diversos países, os estudantes da Esfera conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze em nível estadual, e prata e bronze em nível nacional. 

Em outros projetos acadêmicos, a instituição educacional também leva os estudantes para intercâmbios no Canadá e Inglaterra. Esta, porém, foi a primeira viagem para uma Olimpíada Internacional. 

“Além de desenvolver habilidades em disciplinas específicas, uma competição internacional possibilita a ampliação de vivências interculturais e o desenvolvimento de habilidades para a vida. Encorajamos oportunidades como essa, pois consideramos essencial que nossos alunos possam ampliar suas vivências em situações que os ajudem a conhecer mais de si mesmos e do mundo”, explica Susan Clemesha, Coordenadora Pedagógica da escola Esfera. 

Além da OIMSF, os alunos da escola internacional do Grupo SEB participam anualmente da Olimpíada Canguru de Matemática, da Olimpíada Brasileira de Astronomia, da Olimpíada Brasileira de Robótica e da Olimpíada Brasileira de Escolas Públicas, aberta este ano para centros particulares. 

Para se preparar para esta competição no Japão, os alunos receberam orientações especiais e aulas adicionais de matemática. A Olimpíada tem o objetivo de provocar interações entre os jovens de diferentes países e estimular o interesse pela disciplina. 

“Nossos alunos enfrentaram vários desafios, como um voo bastante longo e sem a família para um país de cultura e língua muito diferentes. Foram acompanhados por dois professores, para que tivessem segurança e o apoio necessários, mas certamente tiveram que demonstrar coragem e garra para competir ao lado de outros jovens talentosos”, conta Clemesha. 

Organizada com o objetivo de promover o interesse pela disciplina de matemática, a World Mathematics Invitational é promovida desde 2013 com a participação anual de mais de 13 países, sendo uma iniciativa da Asian Math Sci League, Thai Talent Training Malaysia Mathematics Society e Edukultur Indonésia.

Em 2019, os países participantes foram: Austrália, Brasil, Bulgária, Cambodja, Cazaquistão, China, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Filipinas, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Laos, Macau, Malásia, Myanmar, Nigéria, Tailândia, Taiwan, Turquia e Vietnam. 

A ida ao Japão foi uma experiência enriquecedora, além do objetivo da Olimpíada WMI, os alunos trouxeram na bagagem diversas histórias, recordações e duas medalhas de bronze.

Sobre a Esfera

Fundada em 2004 na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba Paulista, a Esfera é uma escola de referência no aprendizado de educação bilíngue e internacional. Com turmas de educação infantil até o ensino fundamental II, a instituição valoriza o multiculturalismo, segue o currículo escolar nacional e possui a certificação internacional IB (International Baccalaureate). Pertencente ao Grupo SEB desde 2015, a Esfera originou o desenvolvimento da rede Sphere, única franquia brasileira internacional e bilíngue. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.