antoniocelsosantos

Cineasta jacareiense Antônio Celso dos Santos

Divulgação

O lançamento oficial do Festival Curta Jacarehy aconteceu na noite da última quarta-feira (10) em Jacareí.

 As inscrições para a primeira edição do Festival de Cinema Curta Jacarehy, que será realizado de 20 a 23 e novembro na cidade de Jacareí, poderão ser realizadas até 30 de agosto.

Com o objetivo de valorizar os filmes realizados nas cidades brasileiras, serão aceitas inscrições de obras de produtoras ou realizadores brasileiros que não estejam sediados em capitais. Podem se inscrever curtas finalizados a partir de 2017 e que tenham duração máxima de 15 minutos, contando créditos iniciais e finais. "Nossa ideia neste primeiro Curta Jacarehy é oferecer a janela de exibição para os realizadores que estão fora das capitais", explica Tiago Santos, Diretor Geral de Produção do Festival. 

O 1º Curta Jacarehy tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e ser um espaço de formação de público, difusão da produção regional e reunião de profissionais do setor. O Festival contará com mais de 10 sessões de cinema, entre curtas e longa-metragens, além de eventos paralelos, como oficinas de capacitação para diferentes áreas do audiovisual e apresentações culturais.

O evento será realizado no complexo cultural e educacional EducaMais Jacareí e todas as atividades terão acesso gratuito ao público.  Todas as sessões de cinema serão acessíveis com Legenda para Surdos e Ensurdecidos. 

Os curtas-metragens selecionados concorrerão a 30 mil reais em prêmios - produtos e serviços oferecidos pelos apoiadores do Festival, além de troféu Curta Jacarehy. Os prêmios visam estimular as novas produções audiovisuais, obras que eventualmente possam participar das próximas edições do evento.

O Festival de Cinema Curta Jacarehy é realizado pela Associação Cultural Panvision, organizadora do Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM -  que, em 2019, chega na 23ª edição. Consolidado como importante festival internacional de cinema, o único no mundo com a temática Mercosul, o FAM foi idealizado e ainda hoje é coordenado pelo cineasta jacareiense Antônio Celso dos Santos. 

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, Celso sempre nutriu o desejo de realizar um evento de Cinema na região de sua cidade natal. "O projeto do Festival Curta Jacarehy já está sendo desenhado há mais de 10 anos. Nos últimos dois anos, a equipe vem trabalhando efetivamente para a realização do evento", enfatizou o cineasta. 

As inscrições dos filmes podem ser realizadas pela plataforma Festhome (www.festhome.com)