Por Marcus Alvarenga Em RMVale

36 cidades da RMVale recebem dose fracionada da vacina contra a febre amarela

Governo prioriza o Litoral Norte em campanha de vacinação do dia 3 a 24 de fevereiro

Vacina febre amarela.jpg

Dose fracionada da Febre Amarela será aplicada em fevereiro na região

Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta terça-feira (9) os nomes das 75 cidades que devem participar da primeira fase da campanha de vacinação com doses fracionada e padrão contra a febre amarela. Entre os contemplados, estão 36 municípios da RMVale, escolhidos pela proximidade com o Litoral Norte e prioridade de imunização pelo Governo do Estado.

Leia MaisFracionamento de vacina contra a febre amarela começa em fevereiro em SPO perigo iminente da Febre AmarelaPolicial Militar desaparece no rio Paraíba em São José dos Campos

De acordo com o governo Federal, o fracionamento das vacinas é uma medida preventiva de um novo surto, como o ocorrido em 2017, que será implementada em áreas selecionadas, durante um período de 15 dias. “Os estudos concluídos, até o momento, demonstram que a vacina padrão e a fracionada têm a mesma eficácia. No entanto, o Ministério da Saúde continuará acompanhando e atualizando as estratégias, conforme a atualização das pesquisas”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Somente no Estado de São Paulo, a previsão é que 4,9 milhões de pessoas recebam a dose fracionada e 1,4 milhão a dose padrão no primeiro período da campanha que será entre os dias 3 e 24 de fevereiro. No primeiro e último sábado do mês, postos destes municípios ficarão abertos para fazer o Dia D. A intenção do Estado, no entanto, é garantir até o fim do ano que toda a população paulista seja vacinada contra a doença.

36 cidades da RMVale terão vacinas fracionadas da febre amarela

Nessa primeira etapa, a campanha com as doses fracionadas será feita em cidades próximas da região do Litoral Norte. "A área central da capital, onde o risco é menor, a vacinação será feita na última fase do esforço, já próximo do fim do ano", afirmou o infectologista Marcos Boulos, coordenador de controle de Doenças de São Paulo.

Apenas Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São José do Barreiro ficaram fora da listagem de cidades atendidas pela campanha de vacinação contra a febre amarela.

Os municípios da região atendidos serão: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

Febre Amarela Fracionada SP.jpg

 

Dose fracionada

O Ministério da Saúde decidiu pela primeira vez realizar o fracionamento de uma vacina, de 0,5 mL (padrão) para 0,1 mL, o que representa 1/5 da dose padrão. “Um frasco com 5 doses da vacina de febre amarela, por exemplo, pode vacinar 25 pessoas e um frasco com 10 doses pode vacinar 50 pessoas. Estudo recente feito pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) comprovou que a dose fracionada da vacina de febre amarela é eficaz por, pelo menos, 8 anos”, declara o ministério.

“É muito importante que pesquisas fundamentem o processo de tomada de decisões. Por isso a Fiocruz, com esse estudo do fracionamento da vacina de febre amarela, que começou em 2009, pode trazer subsídios científicos para que os estados, junto ao Ministério da Saúde, optassem pela estratégia de fracionamento neste momento de risco de transmissão da doença”, explicou a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade.

Dose integral

A vacinação com a dose integral (0,5 mL) será mantida em alguns casos. Ela será dada nas regiões que hoje são consideradas áreas de risco para doença, para pessoas que se destinam a países onde é exigido o certificado da vacina contra febre amarela, pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas que terminaram o tratamento de quimioterapia. Crianças entre 9 meses e 2 anos também receberão a dose integral.

"Não há estudos que comprovem a proteção da vacina fracionada nessa faixa etária. Uma vez que isso seja comprovado, há possibilidade de que essa indicação seja feita também para esse grupo", afirmou o presidente do Conselho Político e Estratégico de Biomanguinhos, Akira Homma.

Viagens

O Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, lembrou que as pessoas que vão viajar para áreas com circulação do vírus precisam se vacinar. “A vacina de febre amarela tem efeito após 10 dias da aplicação, por isso é preciso que as pessoas que vão viajar se atentem para esse período, para estarem protegidos durante a viagem”, ressaltou o secretário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.