Por Marcus Alvarenga Em RMVale

2 mil famílias recebem as chaves da casa própria em Pinda e Cruzeiro

Trabalhador aguardou por 30 anos para realizar sonho da moradia

O casal Roberto e Vera Lucia Amorim, de 56 e 55 anos, que se mudaram para Pindamonhangaba há 10 anos e por mais de 30 anos seguem trabalhando em busca da casa própria, são uma das 2.136 famílias da região que foram contempladas com a entrega das chaves nesta quinta-feira (22).

“A felicidade é completa. Um senhor de idade, sem possibilidade de trabalhar por problemas físicos, vivendo de um salário mínimo do seguro saúde, dependendo dos filhos para diversas atividades, é difícil. Como eu iria construir uma casa? Comprar um terreno? Eu não tinha mais sonho, mas hoje tudo esta se tornando realidade”, conta Roberto emocionado ao entrar no apartamento que será sua moradia a partir de março.

O governado Geraldo Alckmin (PSDB), o ministro Alexandre (sem partido-GO) e os prefeitos Elias e xx, de Pinda e Cruzeiro, participaram de cerimônias de entrega das casas dos novos condomínios habitacionais, fruto da parceria entre os programas Minha Casa Minha Vida, Morar Bem e o Viver Melhor, com um investimento de R$ 41,6 milhões.

Leia MaisAlckmin dispõe policiais do Estado para atuar na intervenção federal

“Está sendo muito gratificando ver sonhos sendo realizados, não só nossos, mas de todas as famílias contempladas. E gralhas a Deus a solenidade e entrega do empreendimento está acontecendo do jeito que planejamos e agora vamos dar continuidade a assinatura dos contratos, entrega das chaves e liberação das mudanças”, declara o secretário de habitação de Pindamonhangaba, Marcos Vinicius.

Em Pinda, apenas os idosos e portadores de necessidade especiais realizaram a assinatura do contrato após a cerimônia com as autoridades políticas. O cronograma planejado pela prefeitura prevê que a chegada dos moradores aconteça do dia 5 a 20 de março.

“Na segunda-feira, 26 de fevereiro, iniciamos o processo de assinatura para os demais contemplados, para que no dia 5 de março inicie as mudanças. Será uma base de 100 a 150 famílias por dia, começando pelos idosos e PNE que estão no primeiro andar e depois vamos bloco a bloco, até finalizar”, detalha o secretário.

Entre os primeiros moradores a entrarem na nova está Sydneia e Mônica, irmãs de coração que se tornaram uma família no decorrer da vida e que já estão preparadas e ansiosas para a mudança.

“Se pudesse eu já tinha ficado por aqui desde janeiro, quando eles nos chamaram para conhecer o apartamento e realizar a averiguação. Eu não vejo a hora de entrar, minhas coisas já estão todas prontas. Essa casa é uma promessa de Deus há 12 anos e um retorno para um bairro que eu levo no coração”, conta Sydneia que mora atualmente mora em uma área de risco no bairro Área Verde.

Obra particular

A vista particular de alguns apartamentos levou Roberto a ficar por alguns minutos olhando a extensão dos morros verdes da Serra da Mantiqueira pela janela da sua cozinha e exclamar: “Agora é só viver”.

Além da paisagem, a casa dele, com de outros moradores, veio apropriada especificamente para suas necessidades especiais. “Eu tenho artrose nos dois fêmures, coluna e joelhos, então preciso de adaptação para não precisar ser totalmente dependente. E minha casa está totalmente pronta, com portas mais largas, apoios no banheiro, torneiras adaptadas, algo que eu nunca conseguiria comprar. Agora eu quero ver meus netos aqui correndo e trazendo ainda mais felicidade para essa casa”, se despede Amorim com os lacrimejando e tentando conter o neto mais novo correndo pelos cômodos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.