Por Conteúdo Estadão Em Brasil

Perfil de estupro em SP muda de acordo com região, diz relatório do Sou da Paz

Relatório do Instituto Sou da Paz, divulgado em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, revela que a cidade de São Paulo está no topo do ranking de exposição a crimes patrimoniais violentos, como roubos. O índice mede o risco nas cidades e permite comparações.

Entre os indicadores, o IECV Dignidade Sexual é o único que piorou no Estado inteiro. Após analisar a dinâmica do crime nas áreas com pior resultado, o Sou da Paz concluiu que o perfil de estupros varia de acordo com a região e, por isso, cada uma demanda políticas de segurança específicas.

Segundo o relatório, as áreas com maior risco de estupro no interior são Ibiúna e Itanhaém. Na capital, o destaque negativo é das regiões da Consolação (4.º Distrito Policial) e Pari (12.º DP), ambas no centro.

Ao analisar os boletins de ocorrência registrados no primeiro semestre, o Sou da Paz constatou que 86% das vítimas em Ibiúna tinham até 15 anos. Em Itanhaém, o índice foi de 60%. Nesses casos, os crimes eram cometidos, na maioria das vezes, por pessoas próximas do círculo pessoal, como parentes, vizinhos ou amigos.

Já na capital paulista o cenário se inverte: 25% das vítimas na Consolação e 27% no Pari faziam parte dessa faixa etária. Também era maior o porcentual de crimes cometidos fora do ambiente doméstico. "Os casos de violência sexual praticados por pessoas que as vítimas não conheciam previamente foram muito mais representativos, chegando a 50% no 4.º DP (Consolação)", diz o relatório. Na Consolação, um quarto dos estupros aconteceu em vias públicas e outros 42% em espaços privados que não eram residências.

Em nota, a SSP reconhece não existir um padrão nesse tipo de crime, mas diz que "a análise do histórico acrescenta pouca possibilidade no tocante à prevenção pela presença". Segundo a pasta, 85% dos estupros no Estado ocorrem em locais "fora da competência de atuação preventiva da polícia, sendo 65% no interior de residências". "E São Paulo é pioneiro no combate à violência doméstica, contando com 133 Delegacias da Mulher." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.