Sonho de chegar à universidade vira realidade para estudantes de baixa renda da cidade; Programa Pró-Estudo dá oportunidade em 35 áreas do conhecimento

Pro Trabalho Pref SJC.jpg

Curso de Engenharia Aeronáutica é uma das carreiras ofertadas no Pró-Estudo

Cláudio Vieira / PMSJC

De um lado, o sonho de fazer faculdade. De outro, a realidade das contas domésticas. Para o estudante de baixa renda, essa equação parece impossível de ser resolvida.

Em São José dos Campos, porém, entrar na universidade e construir uma carreira sólidaestá ao alcance de todos. A Prefeitura lançou neste mês o Programa Pró-Estudo, que oferece 622 bolsas de ensino superior a estudantes sem condições financeiras de pagar por cursos de nível universitário.

As oportunidades, em 35 diferentes áreas, são oferecidas por Etep Faculdades e da Faculdade Bilac, instituições que trocaram suas dívidas com o município por bolsas em cursos da modalidade presencial. Os bolsistas farão todo o curso gratuitamente.

As inscrições, feitas pelo site das instituições, começam em 11 de junho e terminam em 19 de julho. O vestibular para essas vagas acontece em 22 de julho.

Serão abertas 435 vagas no segundo semestre deste ano, na Faculdade Bilac e na Etep Faculdades, unidades Esplanada e Jardim Satélite. Outras 187 oportunidades estão garantidas para o primeiro semestre de 2019.

Para participar, o estudante deve necessariamente morar em São José dos Campos há no mínimo um ano e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. Se frequentou instituição particular, precisa ter sido na condição de bolsista integral.

O estudante interessado precisa ainda ter renda familiar bruta inferior a três salários mínimos. Não serão consideradas, para efeito do cálculo de renda, valores obtidos em serviços extraordinários, adicionais noturnos, gratificação de férias, rescisões de contrato e seguro desemprego.

O Pró-Estudo foi viabilizado pelo decreto 17.733, de 16 de fevereiro 2018, que regulamentou a lei complementar 601/2017, responsável por autorizar a Prefeitura a compensar créditos tributários, inscritos ou não em dívida ativa, mediante a concessão de bolsas de estudos em cursos presenciais de graduação. Confira os cursos e o número de vagas.

Saiba mais em: www.sjc.sp.gov.br 

Siga-nos também nas redes sociais:

https://www.facebook.com/PrefeituraSJC/

https://www.instagram.com/prefeiturasjcamposoficial/