Por Meon Em Minha São José

São José inova nos projetos de ‘smartcities’ com 1.000 câmeras e wi-fi gratuito

Prefeitura de São José dos Campos lança edital para ampliar os projetos de smartcities. Licitação representa avanço no apoio à segurança pública

cv_7434_claudio_vieira

Imagens de todas as câmeras de monitoramento ficarão interligadas ao COI e ao CCO

Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos lançou edital para ampliar os projetos de smartcities (“Cidades Inteligentes”) com 1.000 câmeras de monitoramento por toda a cidade, interligação semafórica, antenas de wi-fi com internet gratuita à população e a criação de um CSI (Centro de Segurança Integrada).

A licitação, que ocorrerá em 21 de setembro, representa um avanço no apoio à segurança pública e mais conectividade para melhorar a vida das pessoas.

Imagem de qualidade

As novas câmeras irão produzir imagens em full HD, visão geral em 360º e panorâmica. Atualmente, a cidade possui 493 câmeras de vigilância. A ampliação para 1.000 equipamentos permitirá que o sistema de monitoramento se estenda para todas as regiões da cidade, principalmente para as mais distantes.

O sistema inteligente, a ser contratado pela Prefeitura, possibilitará ainda a leitura facial e de placas de veículos. As imagens são salvas com data, hora e local, possibilitando registrar ocorrências em tempo real.

A ferramenta também permite detectar estacionamento ilegal e observar a concentração de pessoas dentro de um grande evento para melhor planejar a segurança de todos.

Cidade inteligente

A licitação está alinhada ao conceito de “Cidades Inteligentes”, termo usado para definir uma cidade criativa e sustentável que usa as novas tecnologias para melhorar e facilitar a vida das pessoas.

A solução inteligente que entrará em operação inclui serviços de conectividade entre prédios públicos, cobertura wi-fi em toda a rede educacional, de saúde, acesso público à internet em parques e praças municipais, controle semafórico, armazenamento e gerenciamento de imagens das câmeras de segurança.

banner_300x250px_meu_pet_feliz_281_29

Saiba mais aqui

Publicidade

Wi-fi mais potente

A empresa contratada vai disponibilizar acesso à internet, por meio de wi-fi mais potente, em 164 unidades que integram a rede educacional. Serão 853 salas de aula com acesso à rede.

A cobertura wi-fi chegará ainda a 260 prédios da Prefeitura, incluindo unidades de saúde, Casas do Idoso, centros poliesportivos, parques e praças.

O usuário poderá se conectar gratuitamente a qualquer uma das redes wi-fi públicas utilizando o mesmo login e senha com que se cadastrou no sistema disponibilizado pela empresa, ou utilizando autenticação integrada às principais redes sociais, como Facebook e Google.

Novo COI

As imagens de todas as câmeras de monitoramento ficarão interligadas ao COI (Centro de Operações Integradas) e ao CCO (Centro de Controle de Operações), por meio de links para tráfego de imagens.

Através do controle semafórico, poderão ser controladas as “ondas verdes” diretamente do CCO, além de regular os semáforos de modo on-line.

A empresa deverá implantar um ambiente integrado entre COI e CCO, que passará a se chamar CSI (Centro de Segurança Integrada), com suas instalações no Parque Tecnológico, oferecendo maior segurança ao cidadão.

O CSI vai operar 24 horas por dia, sete dias por semana. Um sistema de videowall, montado no Parque Tecnológico, permitirá a visualização de todas as câmeras de monitoramento, de todos os recursos analíticos, do gerenciamento de gráficos e mapas e das imagens das câmeras dos radares.

Valores

O contrato com a empresa vencedora terá duração de quatro anos. O valor máximo, de R$ 1,9 milhão por mês, representa economia aos cofres públicos no comparativo com o investimento atual em monitoramento por câmeras. O investimento inclui a manutenção do sistema.

No passado, por exemplo, pagava-se R$ 2,2 milhões mensais por menor quantidade de equipamentos, sem controle semafórico nem análise de inteligência, como reconhecimento facial.

Agora, os pontos de acesso à rede irão dobrar, saltando de 978 para 1.975 no novo contrato. Serão 479 links de conectividade, dois links de internet, 70 conexões de controladores semafóricos, 164 pontos de wi-fi na rede educacional, 1.000 pontos de imagem de câmeras e 260 hotspots públicos.

Saiba mais em: www.sjc.sp.gov.br 

Siga-nos também nas redes sociais:

https://www.facebook.com/PrefeituraSJC/

https://www.instagram.com/prefeiturasjcamposoficial/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Minha São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.