Programa Previna, lançado pela Prefeitura, garante atendimento rápido a pacientes com câncer; estrutura do Hospital Pio 12 é reforçada para atender à demanda

Programa Previna 1- Cláudio Vieira.JPG

Em quatro meses, a antiga lavanderia deu lugar aum moderno ambulatório. O ambiente, antes destinado à lavagemde lençóis, camisolas de pacientes e roupas usadas pelos médicos, agora realiza tratamento de câncer pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Essa nova estrutura, no Hospital Pio 12, em São José dos Campos, servirá de base para o Previna, programa lançado pela Prefeitura para possibilitar que pacientes da cidade iniciem o tratamento até 60 dias após o diagnóstico médico. O local passa a ser referênciaem oncologia na cidade.

A iniciativa é decisiva para salvar vidas. O câncer, quanto mais cedo for detectado, tem mais chances de ser curado.

A reforma do espaço, que criou nove consultórios e duas recepções, ampliou a capacidade de atendimento oncológico na cidade. Em quimioterapia, por exemplo, passa de 700 pacientes por mês para 900.

“Saímos de 40 cirurgias oncológicas para 83”, acrescentouo administrador do Hospital Pio 12, Dan Cabreira.

Para pacientes em tratamento clínico de oncologia, o número de atendimentos praticamente dobrou, passando para 851 por mês. Outro aumento significativo foi nos exames radiológicos em oncologia, passando para 3.550 diagnósticos por imagem por mês.

Programa Previna 2 - Claudio Vieira.JPG

Pio 12 passa a ser referência em diagnóstico e tratamento de câncer em São José dos Campos

Cláudio Vieira / PMSJC

Acordo

Em novembro do ano passado, Prefeitura de São José e Pio 12 formalizaram novo contrato de parceria, que estabeleceu um aumento progressivo na oferta de consultas de casos novos, em torno de 87% até abril deste ano.

O acordo – que também abrangeu o atendimento cardiológico – firmou novos valores contratuais, com um reajuste de 52%, passando de R$ 2,1 milhões para R$ 3,3 milhões mensais.

Administrado pela Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o Pio 12 é referência na região do Vale do Paraíba na realização de procedimentos de alta complexidade. O hospital recebeu recentemente o Certificado de Acreditação Plena (atendimento quimioterápico, ambulatorial e hospitalar, laboratório de Criobiologia e Transplantes de Medula Óssea).

Saiba mais em: www.sjc.sp.gov.br 

Siga-nos também nas redes sociais:

https://www.facebook.com/PrefeituraSJC/

https://www.instagram.com/prefeiturasjcamposoficial/