Por Meon Em Minha São José

São José amplia em 23% oferta de consultas na cidade

Prefeitura oferta 339.901 consultas nas UBSs no primeiro semestre deste ano;no mesmo período do ano passado foram 275.626

Médica atende criança na UBS do Jardim Paulista Claudio Vieira PMSJC.jpg

Médica atende criança na UBS do Jardim Paulista, região central de São José dos Campos

Cláudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura ofertou 339.901 consultas nas unidades básicas de saúde do município no primeiro semestre deste ano. O número é 23% maior que a oferta disponibilizada à população no mesmo período do ano passado – 275.626.

Foram 64.275 consultas a mais em seis meses, média de 10.712 por mês. As consultas oferecidas na rede básica são nas especialidades de clínica médica, ginecologia/obstetrícia e pediatria.

Segundo a Secretaria de Saúde, o aumento registrado de janeiro a junho se deve à inovação implantada em setembro do ano passado, como a oferta de consultas por médicos credenciados. Por mês, em média, são disponibilizadas cerca de 11 mil consultas nesta modalidade somente na atenção básica.

Leia MaisCom olhar no futuro, São José comemora 251 anosEm São José, nova creche apresenta o mundo a 250 criançasSão José retoma voos para a Cidade Maravilhosa

Nos próximos meses, a Prefeitura estima que a oferta de vagas irá aumentar ainda mais, pois até o final de julho serão chamados os 30 médicos recém aprovados no concurso público realizado em maio passado – 10 clínicos gerais, 10 ginecologistas e 10 pediatras.

Com a chegada destes novos profissionais, que deverão começar a trabalhar nas unidades básicas em agosto, haverá uma diminuição considerável no tempo de espera por consultas. Hoje, em média, com o aumento das consultas com os médicos credenciados, o tempo médio de espera em algumas UBS’s chega a ser inferior a 30 dias.

Ainda na atenção básica, a principal novidade foi a implantação do programa UBS Resolve. Das 40 UBS’s do município, o modelo já funciona em 14, onde a coleta de material para exames laboratoriais é feita no próprio local. Até hoje, mais de 277 mil exames já foram coletados nas unidades. A próxima a receber o programa será a UBS do Jardim das Indústrias, dia 31 de julho.

Além do modelo de credenciamento, as unidades básicas também adotaram desde o ano passado novos procedimentos, como a agenda aberta de consultas, sistema de acolhimento pela equipe de enfermagem e adoção de protocolos de assistência médica.

 

Saiba mais em: www.sjc.sp.gov.br 

Siga-nos também nas redes sociais:

https://www.facebook.com/PrefeituraSJC/

https://www.instagram.com/prefeiturasjcamposoficial/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Minha São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.