São José é a primeira cidade do Ocidente s ter frota totalmente elétrica na Guarda Municipal Carros são mais econômicos que os convencionais

agosto_carro_eletrico_foto_1

Introdução de carros elétricos nas rondas da GCM também representa uma redução significativa do impacto ambiental

Cláudio Vieira / PMSJC

Sentar-se ao volante, dirigir até o posto de combustível e seguir para o trabalho. Essa rotina, comum a motoristas do mundo inteiro, está com os dias contados. Em 10 ou 15 anos, no máximo, os carros elétricos mudarão completamente o modo de ir e vir das pessoas.

Em São José dos Campos, no entanto, o futuro já chegou. A frota da Guarda Municipal é a única no Ocidente a ter veículos 100% elétricos, sendo superada no mundo apenas pela China. A entrega oficial dos veículos aconteceu na véspera do aniversário da cidade.

São 30 carros para reforçar a segurança no município. A aposta no futuro faz sentido. Os veículos são mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho. Uma inovaçãoque se encaixa nos conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

A modernização da frota reforça as ações do programa “São José Unida”, criado pela Prefeitura para integrar o trabalho das forças policiais da cidade e diminuir os índices de criminalidade. 

A nova frota é composta de veículos zero quilômetro, de quatro portas, com capacidade para cinco lugares, motor 100% elétrico e melhor desempenho em relação aos veículos a combustão.

Outras vantagens são o silêncio dos veículos em movimento devido ao motor elétrico, a disponibilidade permanente da frota e a não emissão de ruídos ou gases, entre outros benefícios.

A empresa BYD foi a vencedora da licitação para a locação dos veículos por um período de 36 meses. O valor mensal do aluguel é de R$ 3,9 mil por veículo.

MEIO AMBIENTE

A introdução de carros elétricos nas rondas da GCM também representa uma redução significativa do impacto ambiental desse tipo de operação. Enquanto um veículo a combustão precisa de 111 árvores para sequestrar os gases emitidos em um ano, com a frota elétrica a Prefeitura ajuda a preservar em torno de 3.330 árvores anualmente.

Os carros elétricos da Guarda Municipal serão abastecidos em três postos específicos de recarga: Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, Paço Municipal e escolaAntonio Palma Sobrinho, no Parque Nova Esperança, na região leste da cidade.

Os locais foram definidos pela Prefeitura em pontos estratégicos para reduzir os deslocamentos das viaturas. Esse novo modelo aumenta a segurança da população porque os carros continuam em operação durante o abastecimento.

Com a locação dos veículos, a Prefeitura substitui 100% dos carros municipais leves da GCM empregados nesta operação.

A nova operação ainda apresenta outras vantagens. Uma delas é que os carros permanecem 100% do tempo à disposição da Guarda. Os veículos antigos passavam cerca de três meses ao ano em processos de manutenção.

agosto_carro_eletrico_foto_2

Em eventos com grande concentração de público, o veículo elétrico pode permanecer ligado durante todo o período de trabalho, facilitando em casos de saídas rápidas

Cláudio Vieira / PMSJC

Os carros ainda favorecem a operação em casos de aproximação principalmente em abordagens, contribuindo como fator surpresa.

Em eventos com grande concentração de público, o veículo elétrico pode permanecer ligado durante todo o período de trabalho, facilitando em casos de saídas rápidas.

Já em eventos longos o veículo pode acompanhá-los em baixa rotação.Os carros não emitem nem ruídos e nem gases.

OS CARROS

Os automóveis BYD e5 (sedan) e BYD e6 (SUV) são 100% elétricos com tração dianteira, freio regenerativo e amplo espaço interno, ideais para atender frotas de polícia e guardas, frotas corporativas e de aplicativos de carona, taxis e transporte executivo.

Os veículos vêm equipados com a tecnologia de ponta da BYD, suas baterias de fosfato de ferro lítio, que garantem uma autonomia de até 300 km para o BYD e5 e de até 400 km para o BYD e6, com uma única recarga de até 1,5h.

Saiba mais em: www.sjc.sp.gov.br 

Siga-nos também nas redes sociais:

https://www.facebook.com/PrefeituraSJC/

https://www.instagram.com/prefeiturasjcamposoficial/