Por Meon Em Minha São José

Prédio histórico é polo cultural no coração de São José

Antiga Câmara Municipal abriga desde maio toda a estrutura do Museu Municipal; exposição ‘Arte Viva’ vai até outubro

Antiga Câmara Municipal Museu Claudio Vieira 1.jpg

O espaço, na antiga Câmara Municipal, abriga toda a estrutura do Museu Municipal de São José

Claudio Vieira / PMSJC

O prédio histórico, no coração de São José dos Campos, chama a atenção por si só. Mas o imponente edifício da antiga Câmara Municipal, inaugurado oficialmente em 1927, agora tem um motivo extra para ser visitado. O local, desde maio, desponta como polo de atração turística e cultural da cidade.

O espaço abriga toda a estrutura do Museu Municipal de São José. O pontapé inicial nesta nova fase foi dado com a exposição de longa duração ‘Arte Viva’, aberta ao público até outubro.

A mostra, organizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, é composta, sobretudo, por obras da década de 1960, do acervo do próprio museu e também de coleções particulares, do período da Escola de Belas Artes e do Ateliê Livre de Pintura, dois pontos marcantes da história da arte no município.

Ao todo, cerca de 70 trabalhos (entre pinturas, desenhos e escultura) de 43 artistas fazem parte da exposição, além de documentos, jornais, catálogos, convites, recibos de premiações, desenhos e esboços originais.

Entre os artistas que terão seus trabalhos expostos estão Tatiana Blass, Tereza Nazar, Mônica Nador, Régis Machado, Maria Bonomi, Alex Flemming, Maria Aparecida Ferigoli, Iracy Puccini, Tuneu, Edith Reinhart, Décio Soncini, Johann Gutlich, Nelson Quaresma, Luigi Zanotto, Claudionor Itacarambi, Luiz Irene Galvão, Sósthenes, Swoboda e outros.

Salas Museu Arte Viva Claudio Vieira.jpg

Ao todo, cerca de 70 trabalhos (entre pinturas, desenhos e escultura) de 43 artistas fazem parte da exposição

Claudio Vieira / PMSJC

Dividida em três salas temáticas, a história da arte e da cidade se misturam. Dois destes espaços serão destinados a homenagear os artistas Johann Gütlich, professor gestor da Escola de Belas Artes e reconhecido internacionalmente por seu trabalho artístico; e Estevão Nador, coordenador do Ateliê Livre de Pintura e adepto ao movimento concretista.

Banner Pref SJC.jpeg

Mais Informações aqui

Publicidade

Curadoria

Com curadoria de Pitiu Bomfin e projeto expográfico de Célia Barros, a exposição convida o público a conhecer o passado da cultura joseense, dando visibilidade a esse período marcante da arte, não só para São José dos Campos, mas também para a região do Vale do Paraíba.

“Expor o acervo de artes plásticas do Museu Municipal é um acontecimento inédito e importante. É o reconhecimento de um passado glorioso nas artes plásticas da cidade. Mostrar este acervo é resultado do trabalho de inúmeros colaboradores, mas principalmente um compromisso da Fundação Cultural em garantir o direito de acesso ao patrimônio cultural preservado”, explicou Pitiu.

Setor Educativo

A equipe do museu também foi reestruturada e hoje conta com um Setor Educativo bilíngue, preparado para receber grupos escolares. As visitas em grupos devem ser agendadas junto a este setor, pelos telefones 3921-7587 ou pelo e-mail educativomm@fccr.sp.gov.br. A exposição poderá ser visitada de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h, com entrada gratuita.

Saiba mais em: www.sjc.sp.gov.br 

Siga-nos também nas redes sociais:

https://www.facebook.com/PrefeituraSJC/

https://www.instagram.com/prefeiturasjcamposoficial/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Minha São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.