Por Meon Em Minha São José Atualizada em 10 MAR 2020 - 17H47

Escola do Pinheirinho dá chance para adultos voltarem a estudar

Jovens e adultos do Pinheirinho dos Palmares iniciam as aulas de alfabetização; histórias de superação marcam retomada da vida escolar na unidade

Todos os dias, após a rotina cansativa de trabalho, a família Silva se encontra. Engana-se, porém, quem pensa que esse momento aconteça na sala ou na cozinha de casa.

Pai, mãe e filho se reúnem na escola Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares, região sudeste de São José.

Os três se inscreveram para as aulas de alfabetização para adultos, por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos.

“Casei cedo. Dediquei a vida inteira aos cuidados da casa e dos filhos. Quando soube das aulas, incentivei toda família. Agora, vamos aprender a ler e a escrever em família”, disse a dona de casa Lucidade da Silva.

Ela matriculou a família inteira na EJA. Todos os dias, caminha até a escola acompanhada do marido, José Lima, de 72 anos, e do filho, Oseas da Rocha, de 32 anos.

Entregue à população em maio, a Emef Maria Antonieta Ferreira Payar iniciou em julho as aulas de alfabetização para adultos.

As crianças estudam no local desde maio, nos períodos da manhã e da tarde.

prefeitura de sao jose dos campos

Emef Maria Antonieta Ferreira Payar

Cláudio Vieira / PMSJC

A nova modalidade de ensino recebeu a aprovação da comunidade. O programa, voltado às pessoas com mais de 15 anos, é dividido em duas etapas: EJA 1 (do 1º ao 5º ano) e EJA 2 (6º ao 9º ano). Foram realizadas 210 matrículas.

Para comemorar o primeiro dia de aula, a equipe gestora da escola preparou uma recepção diferenciada para os novos alunos. Um corredor com balões coloridos, formados pelos educadores e equipe gestora da instituição de ensino, surpreendeu os estudantes.

A recepção contou ainda com contação de histórias e apresentação musical. O casal Lúcia Maria de Paula e Daniel Paulino da Silva estava empolgado com o primeiro dia de aula. “Quero me aperfeiçoar mais. Fiquei sabendo da EJA e incentivei o marido.”

Ana Cristina, de 55 anos, mãe de um aluno da unidade, retomou os estudos com o objetivo de auxiliar o filho com os trabalhos escolares. “Estou em busca de um futuro melhor. Quero ajudar meu filho com as lições de casa”, concluiu.

No primeiro dia de aula, todos os estudantes receberam o material escolar.

Novidade

As novidades na rede não param por aí. A partir de agora, está mais fácil acompanhar o desempenho de todos os estudantes da cidade.

A Prefeitura de São José liberou, em julho, a consulta ao boletim escolar online pelo Pref Book. Para obter o acesso, basta criar uma senha e fornecer o CPF ou e-mail.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Minha São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.