Por Meon Em Minha São José

Da pintura à ginástica: São José amplia atendimento aos idosos

Casas do Idoso Norte e Centro são totalmente reformuladas para oferecer atendimento em tempo integral, inclusive com acompanhamento e supervisão de profissionais

centro_dia_casa_idoso_leste_20_claudio_vieira

Centro Dia já atende idosos das regiões leste e sul de São José: a pintura é uma das atividades

Cláudio Vieira / PMSJC

Fitas coloridas, cola e papel preenchem as tardes de Erondina Lourenço dos Santos, de 66 anos, moradora da Vila São Geraldo, zona norte de São José dos Campos. Mais do que artesanato, as atividades são um exercício mental e corporal para a idosa. Ao lado de amigos, da mesma faixa de idade, usufrui de um serviço cada vez mais necessário na cidade.

Em abril, a Prefeitura ampliou o atendimento do Centro Dia, espécie de "creche" para idosos. O acolhimento, antes restrito às zonas sul e leste da cidade, passa a acontecer nas Casas do Idoso norte e centro.

Além do artesanato, a turma participa ao longo da semana de rodas de conversa, oficina de memória, terapia ocupacional, fisioterapia, caminhada, ginástica, relaxamento e jogos recreativos. Assim como acontece nas creches infantis, o idoso faz as refeições no próprio local.

"Ter a possibilidade de amanhã estar melhor que hoje é maravilhoso. Para mim, este é um novo começo. Conhecendo pessoas novas, tomando café da manhã, almoçando, tudo delicioso. Tudo isso aqui é muito lindo. Sempre convivi entre muitas pessoas e, depois do AVC (Acidente Vascular Cerebral), ficava muito sozinha. Agora, estou de volta com todas essas pessoas perto de mim novamente. Todas são verdadeiras bênçãos na minha vida", afirmou.

centro_dia_casa_idoso_norte_15_claudio_vieira

Serviço em São José dos Campos promove autonomia e inclusão social

Cláudio Vieira / PMSJC

A Casa do Idoso Norte foi totalmente reformulada para oferecer atendimento adequado aos inscritos, inclusive com acompanhamento e supervisão de profissionais.

Transporte

A retaguarda oferecida pela Prefeitura de São José dos Campos ainda inclui transporte para deslocamento dos participantes. Um veículo fica disponível para buscar o idoso em casa e, ao fim do dia, leva-lo embora.

Para poderem se beneficiar do Centro Dia, os atendidos já precisam ser acompanhados pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

O programa atende idoso em situação de risco ou violação de direitos. 

Saiba mais em: www.sjc.sp.gov.br 

Siga-nos também nas redes sociais:

https://www.facebook.com/PrefeituraSJC/

https://www.instagram.com/prefeiturasjcamposoficial/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Minha São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.