Por Meon Em Minha São José Atualizada em 10 MAR 2020 - 17H49

Cidade inteligente: São José começa a implantar modelo inovador em todo o país

Prefeitura assina contrato com empresa de solução de Cidade Inteligente e ingressa no grupo dos municípios mais inteligentes do Brasil

A Prefeitura de São José dos Campos assinou, em novembro, o contrato com a empresa responsável pela implantação de solução de Cidade Inteligente, com 1.000 câmeras com inteligência por toda a cidade, interligação semafórica, antenas de wi-fi com internet gratuita à população e a criação de um CSI (Centro de Segurança Integrada).

Serão 295 prédios públicos com wi-fi gratuito e 839 salas de aula conectadas à internet.

As câmeras com inteligência terão reconhecimento facial, leitura de placas e alerta de situação.

São José dos Campos agora ingressa definitivamente no seleto grupo dos municípios mais inteligentes do Brasil.

Trata-se de uma iniciativa inédita no país, que reúne os mais amplos serviços de tecnologia em um único contrato.

A licitação recebeu aval do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em 24 de junho, acompanhando decisão anterior do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

A assinatura do contrato com a América Net LTDA, vencedora da concorrência pública com proposta de R$ 39,3 milhões, representou uma economia de R$ 53,3 milhões em relação ao valor de referência do edital.

A empresa inicia a implantação do serviço de inteligência no início de dezembro. A previsão é que o trabalho seja finalizado até 9 meses após a contratação.

O contrato com a América Net LTDA terá duração de quatro anos.

A implantação representa um avanço no apoio à segurança pública, dentro do Programa São José Unida – Segurança e Inteligência, e propiciará mais conectividade para melhorar a vida das pessoas.

6_70

Cláudio Vieira / PMSJC

Imagem de Qualidade.

As novas câmeras irão produzir imagens em full HD, sendo algumas delas com visão geral panorâmica.

Atualmente, a cidade possui 493 câmeras de vigilância, que serão substituídas pelas novas câmeras e permitirão que o sistema de monitoramento chegue aos extremos da cidade e a bairros distantes da região central.

As imagens contemplarão o serviço de inteligência que possibilitará ainda o reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. As imagens serão salvas com data, hora e local, possibilitando registrar ocorrências em tempo real.

A ferramenta também permite detectar estacionamento ilegal e observar a concentração de pessoas dentro de um grande evento para melhor planejar a segurança de todos.

Cidade inteligente

A licitação está alinhada ao conceito de “Cidades Inteligentes”, termo usado para definir uma cidade criativa e sustentável que usa as novas tecnologias para melhorar e facilitar a vida das pessoas.

A solução inteligente que entrará em operação inclui serviços de conectividade entre prédios públicos, cobertura wi-fi em toda a rede educacional, de saúde, acesso público à internet em parques e praças municipais, controle semafórico, armazenamento e gerenciamento de imagens das câmeras de segurança.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Minha São José

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.