Por Conteúdo Estadão Em Mundo

Reino Unido se prepara para apresentar acordo do Brexit na semana de 3 de junho

O governo britânico se prepara pra apresentar o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o chamado Brexit, na semana do dia 3 de junho, conforme informou há pouco um porta-voz de Downing Street, o endereço oficial da primeira-ministra, Theresa May. A decisão foi tomada depois de um encontro realizado entre a premiê e o líder do principal partido da oposição (Trabalhista), Jeremy Corbyn.

"Esta noite na Europa, a primeira-ministra encontrou o líder da oposição na Câmara dos Comuns para deixar clara a nossa determinação em concluir as negociações e entregar o resultado do plebiscito de deixar a UE", declarou o porta-voz. Segundo ele, a ideia de "antecipar" o projeto de acordo para a primeira semana do mês que vem é imperativa para que o Reino Unido deixe o bloco comum antes do recesso parlamentar de verão.

Inicialmente, o Brexit estava marcado para 29 de março, mas após ser rejeitada três vezes a proposta do Executivo pelo Legislativo, o governo local se viu obrigado a estender a data do divórcio. Isso ocorreu duas vezes. Primeiro, foi prorrogada para 12 de abril e, depois, para 30 de outubro. Theresa May queria, no entanto, que a separação se desse antes das eleições do Parlamento Europeu, que começam no próximo dia 23, quinta-feira da semana que vem.

As conversas desta noite entre a premiê e o líder da oposição foram "úteis e construtivas", nas palavras do porta-voz. Em nenhum momento do comunicado, no entanto, o nome de Corbyn é mencionado. A estratégia de Theresa May de fazer uma proposta em acordo com os Trabalhistas se deu para que o projeto tenha mais chance de passar pelo Parlamento britânico.

"As conversações de amanhã continuarão em um nível oficial, à medida que buscamos a maioria estável no Parlamento que garantirá a aprovação segura do Projeto de Acordo de Retirada e a rápida saída do Reino Unido da UE", trouxe a nota do porta-voz. Não foi informado em que momento haverá uma nova reunião. Há previsão de que a primeira-ministra viaje para Paris nesta quarta-feira para participar de uma cúpula internacional contra o terrorismo na internet.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.