Por Conteúdo Estadão Em Mundo

Oposição aprova retorno da Venezuela a tratado regional para pressionar Maduro

A Assembleia Nacional aprovou nesta terça-feira o retorno da Venezuela ao Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) para fortalecer a cooperação com os países vizinhos e elevar a pressão sobre o presidente Nicolás Maduro.

Durante uma sessão em uma praça no leste da capital, o Congresso, controlado pela oposição, aprovou com caráter de urgência a reincorporação da Venezuela ao TIAR. O país abandonou o acordo seis anos atrás.

"Devemos atender a emergência e fazer tudo o que está a nosso alcance para o fim da usurpação", afirmou o presidente da Assembleia Nacional e líder oposicionista, Juan Guaidó. A Assembleia Nacional havia aprovado o retorno da Venezuela ao TIAR em primeira votação em maio e confirmou isso na votação desta terça-feira. Em entrevista recente ao jornal espanhol El País, Guaidó descartou que a adesão ao TIAR tenha a ver com o uso da força, mas que ele principalmente "afeta questões de assistência humanitária".

Acadêmico e advogado especialista em resolução de conflitos, Andrés Mezgravis diz que a volta ao acordo permitiria que a Venezuela "solicitasse a conformação de uma coalizão de forças interamericanas", que poderia estar integrada por algum dos 17 membros do TIAR, entre os quais estão Estados Unidos, Brasil e Colômbia. Fonte: Associated Press.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.