Por Conteúdo Estadão Em Mundo

Austrália decide reconhecer Jerusalém ocidental como capital de Israel

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou que o país irá reconhecer formalmente Jerusalém como a capital de Israel. Ainda assim, a mudança de endereço da embaixada, atualmente em Tel-Aviv, só ocorrerá quando for alcançado um acordo de paz na região.

Ao mesmo tempo, Morrison explicou que a Austrália também reconhecerá Jerusalém Oriental como a capital do futuro estado da Palestina, assim que houver uma solução definitiva entre os dois estados neste sentido.

Tanto Israel quanto a Palestina reivindicam Jerusalém como capital. A Austrália se junta a um restrito grupo de países que acompanhou a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de transferir sua embaixada à cidade histórica.

No Brasil, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, já comunicou sua intenção de seguir os passos de Trump em relação ao reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel. Ainda assim, Bolsonaro já teve de enfrentar reações negativas de organizações árabes e também de setores produtivos brasileiros, como o de proteína animal, que poderá perder o acesso ao importante mercado consumidor de carne de frango Halal, produzido de acordo com as premissas árabes. (Caio Rinaldi, com Dow Jones Newswires)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.