Um incêndio atingiu o jequitibá centenário do distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, nesta terça-feira (11).
O Corpo de Bombeiros ficou mais de quatro horas no local para controlar as chamas no interior do tronco.
Segundo as equipes que fizeram o atendimento, as chamas começaram pela mata ao lado e atingiram a árvore. Duas viaturas e sete homens do Corpo de Bombeiros, além de técnicos da Prefeitura de São José, foram ao local.
O jequitibá é tombado como patrimônio da cidade desde 1995. Os danos causados pelo incêndio ainda serão avaliados pela prefeitura.
A árvore tem quase 30 metros de altura. Segundo especialistas, um jequitibá pode durar até 1.000 anos.
Veja o vídeo publicado pela vereadora Dulce Rita (PSDB) no Facebook.
Recuperação
A prefeitura informou que equipes das secretarias de Manutenção da Cidade e de Urbanismo e Sustentabilidade realizarão uma vistoria técnica nesta quarta-feira (12) para identificar o grau de destruição e de lesões sofridas pelo jequitibá.
O trabalho de recuperação da árvore, que incluirá adubação, tratamento nutricional e controle de pragas e doenças, será iniciado na segunda-feira (17), segundo a administração municipal.
Desde 2006, vem sendo executado um plano de recuperação do jequitibá, que será intensificado a partir de agora devido ao incêndio.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.