Por Meon Em Emprego

Saiba quais são os principais erros na preparação para concursos

Especialista em concursos públicos dá dicas de como evitá-los



erro_estudo
A preparação para qualquer concurso público demanda tempo, dedicação e acima de tudo disciplina. Ou seja, está longe de ser uma missão fácil.
Além de obter benefícios que dificilmente são encontrados na iniciativa privada, a maior recompensa por parte dos aprovados é a tão sonhada estabilidade no mercado de trabalho.
Mas será que a preparação está sendo feita de maneira adequada? Gabriel Henrique, coach de carreira e professor da Central de Concursos, aponta os erros mais comuns entre os concurseiros. Confira!
Falta de um plano de estudos
Para obter um resultado satisfatório o ideal é montar um esquema de estudo eficaz. Todo plano de longo prazo exige ajustes durante o caminho. No caso do concurso público não seria diferente. Todo mês o candidato deve buscar novas metas, e preparar um novo quadro de horários, tomando como base o seu desempenho no mês anterior. As lições mais importantes vão surgir das "falhas". Analise detalhadamente suas ações para entender qual foi o seu erro e poder corrigi-lo a tempo.
Não analisar o edital corretamente
O edital de abertura é um documento de fundamental importância. Nele está descrito tudo que diz respeito ao concurso, conteúdo de prova, datas, exigências do cargo, salário, dentre outros. Muitos candidatos não analisam atentamente o documento. É um erro que pode causar um prejuízo imenso, que vai desde estudar matérias desnecessárias até perder o prazo de inscrição, por exemplo.
Desorganização
Para estudar corretamente é primordial que se tenha organização. Este é um dos fatores que mais influenciam para obter um bom resultado. Otimize seu tempo e separe os horários e dias que tem disponíveis, o importante é a qualidade com que absorve a informação e não a quantidade de tempo de estudo. Elabore um quadro mensal com as atividades obrigatórias, isso vai ajudar na organização das ideias, e a partir daí o candidato poderá distribuir as disciplinas para que não deixe de ver o conteúdo por muito tempo.
Falta de foco
Para um bom desempenho é necessário direcionar sua concentração de maneira a eliminar atividades desnecessárias, que por muitas vezes acabam tomando um tempo precioso. Lembre-se de que tudo ao seu redor será mais prazeroso que estudar. Não se deixe levar por outras atividades que podem tentá-lo a deixar os estudos em segundo plano.
Ansiedade
Você não irá aprender todo o conteúdo necessário do dia para a noite. Trata-se de um processo que demanda tempo. Portanto, não deixe que a ansiedade atrapalhe seu rendimento. Prepare-se gradualmente, de maneira constante e progressiva, sempre resolvendo testes e trabalhando com a repetição, recurso fundamental para fixar os conteúdos.
Desmotivação
A palavra "desistir" não deve fazer parte do vocabulário do concurseiro. A simples possibilidade de mudar de vida já é algo motivador para o candidato. A perseverança é a chave do sucesso. Quando se trata de concursos não se estuda para passar e sim até passar. Persista! Nem todos são aprovados na primeira prova.
 
fonte: Central de Concursos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Emprego

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.