senai_sp_1

Candidatos devem ter mais de 16 anos e renda mensal de até R$ 1.497

Divulgação

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) abriu inscrições para quase 7.000 bolsas de estudo para cursos de qualificação profissional em cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). São 6.905 vagas distribuídas em São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Jacareí e Cruzeiro.

As inscrições estarão abertas até que se formem as turmas. Os candidatos serão aprovados após avaliação dos pré-requisitos, que variam de acordo com o curso. Não há quantidade máxima de cursos que um candidato pode fazer, porém não é permitido cursar mais de um curso ao mesmo tempo. Ou seja, para ingressar em um novo curso gratuito, o candidato deverá ter concluído o curso em andamento. 

O programa tem objetivo de contribuir para a geração de emprego e de renda, e inclui um módulo online de empreendedorismo a fim de capacitar o aluno para iniciar o seu próprio negócio. Podem participar do processo candidatos que tenham mais de 16 anos e renda mensal de até 1,5 salário mínimo, que equivale a R$ 1.497. Para mais informações, acesse o site do Senai (clique aqui).

Caso o número de inscritos supere o total de vagas do curso escolhido, terão prioridade, respectivamente, os candidatos desempregados, candidatos que cursaram até o ensino médio, e candidatos com menor renda. Se o empate persistir após a aplicação dos critérios, terá prioridade à vaga o candidato mais jovem. 

Confira abaixo o número de vagas por cidade e os cursos oferecidos:

Cruzeiro (1.065): Automação de Sistemas Prediais com Comandos Elétricos, Costura de Roupas, Instalação de Cerca Elétrica, Operador de Logística, Técnicas de Assentamento de Porcelanato e Pastilhas Cerâmicas, Técnica de Pintura Decorativa, Técnicas Preparatórias de Costura em Tecido Plano e Malha;

Jacareí (615): Técnicas Preparatórias de Costura em Tecido Plano e Malha;

Pindamonhangaba (1.620): Controle Dimensional, Eletricidade Geral, Operador de Injetoras para Termoplásticos;

São José dos Campos (1.796): Desenhista de Mecânica, Inspetor de Qualidade;

Taubaté (1.809): Acondicionamento de Carga, Cálculo Técnico, Caldeireiro Traçador, Características Técnicas de Veículos Leves, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico, Programação e Impressão 3D.