Na noite de quinta-feira (17), o Master Mind - Escola de Liderança fundada em 1908, recebeu adolescentes e seus pais para falar sobre o treinamento comportamental que terá inicio no mês de fevereiro deste ano. O curso, explica Maurício Tomé, Diretor Distrital pelo Master Mind na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, é “a realização de um sonho, de trazer um evento para adolescentes aqui no Vale do Paraíba, baseado no comportamento do jovem. A grande maioria dos problemas dos jovens não estão relacionados ao conhecimento do que ele esta recebendo da escola e sim nas influências à criação de uma identidade. E é o que nos fazemos aqui, ajudar o jovem a tomar direção para uma travessia mais segura nesta fase importante da vida”.

 

O instrutor Marcos Lima iniciou a apresentação com uma dinâmica para descontrair os adolescentes, que usualmente não se sentem tão à vontade na presença dos pais. Sugeriu então que, circulando pela sala, as pessoas se apresentassem e identificassem seus “hobbies”. Com a surpresa da ideia, todos se sentiram absolutamente confortáveis, ouvindo que alguns gostam de andar de skate, caminhar no parque, viajar com a família e imaginem: dançar música coreana; tocar cavaquinho ou cantar em karaoque.

 

Bom, esse momento para refletir.... Qual seu hobby?!

 

Posteriormente, discorrendo sobre Napoleon Hill, idealizador do Master Mind, através da Filosofia do Sucesso, explicou o objetivo do curso destinado para TEENS, ou seja, adolescentes, sob a perspectiva da construção de identidades.

 

Questiona-se então, o que são Virtudes? – Virtudes, antecipa, são as forças da alma e o reflexo da beleza de Deus. As virtudes são nossas bússolas, passando pelo conceito Platônico, de Santo Agostinho e Santo Ambrósio de Milão.

 

São 4 as virtudes cardeais ensinadas – Fortaleza, Prudência, Temperança e Justiça.

 

1)      Reverência ao criador do universo – não se tratando de religião, mas de espiritualidade;

2)     Amor Filial – Amarás seu pai e sua mãe e terás longa vida na terra;

3)     Patriotismo, além da época da Copa do Mundo;

4)     Coragem, para saber dizer não quando necessário;

5)     Companheirismo, estimulando a fraternidade;

6)     Cortesia, ensinando a regra de ouro - tratar como quer ser tratado;

7)     Confiança, também sendo confiável;

8)    Temperança – equilíbrio, o caminho do meio – nem indolência, nem agitação;

9)     Humildade, nos atos gentis de se fazer menor;

10)Paciência, somatória de paz com ciência, aceitar com paciência;

11)  Lealdade – Sangue gera parentes, Lealdade gera família;

12)Sabedoria – A síntese de todas as virtudes.

 

Também se ressaltou o CHA – Conhecimento, Atitudes e Habilidades. Fatores determinantes para o triunfo.

O Master Mind teve ontem um outro momento importante, a formatura do Lince – Liderança Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz, em evento realizado no Clube de Campo Santa Rita, quando 16 líderes socialmente responsáveis concluíram a 8a Turma em São José dos Campos.