16078729

A juventude é um período da vida muito importante, pois vivenciamos experiências a partir das quais ainda formamos nosso caráter e adquirimos conhecimentos e valores que levamos para toda nossa vida. Nesse período, a pressão ligada aos estudos e a importantes decisões para o início de uma carreira pode afligir os jovens e nos trazer preocupações. Porém, há o outro lado, da curtição, farra e boa vivência em amigos.

A bebida e as drogas estão muito presentes e ligadas às festas e aos eventos, inclusive para menores de idade. Ultimamente, um movimento do Conselho Tutelar tem diminuído essa facilidade com que menores de idade acessam ambientes indevidos e eventos não destinados à faixa etária, porém, ainda assim, há o contato direto e não muito restrito e moderado de jovens com a bebida e até com drogas.

De acordo com o psicólogo Valdemir Euzébio, essas práticas podem oferecer muitos riscos à vida dos jovens e são extremamente prejudiciais ao corpo e à vida dos adolescentes. Ele afirma que além de não serem nada saudáveis, pode potencializar o comportamento de  imprudência já presentes nos jovens.

O sentimento de alto confiança aliado à coragem e a sensação de que não há riscos e nada vai acontecer são consequências da ingestão dessas substancias e são as principais causas de acidentes, como o que matou um jovem de 19 anos que estava na caçamba de uma caminhonete com mais 4 jovens durante uma madrugada. 

"Historicamente já se sabe que jovens acabam não atendendo a orientações vindas de dentro de casa. Para os jovens é importante ouvir os pais, porém há, em muitas famílias, a ausência desse diálogo e isso pode atrapalhar decisões importantes daqueles que estão terminando um processo de identificação com a vida e consigo mesmo", diz Valdemir.

Ainda para o psicólogo, a maior lição que se pode tirar de um acidente como esse é que fatalidades do tipo podem sim acontecer com pessoas próximas do nosso meio de convívio e até conosco, se não tomarmos cuidado. O que provoca um acidente não é o fato de estarmos em uma cidade grande, metrópole mais movimentada e sim a imprudência e a irresponsabilidade.