grupo_discipulos_do_ritmos_apresentara_o_lemniscata_foto_claudia_oliveira

O grupo Discípulos do Ritmos apresentará o Lemniscata 

Foto: Divulgação/Claudia Oliveira

O 30° Festidança conta com uma extensa programação neste final de semana em São José dos Campos.  Os ingressos para assistir aos espetáculos são gratuitos e podem ser reservados no site da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) ou retirados na bilheteria do Teatro Municipal, com duas horas de antecedência.

Neste sábado (15), a partir das 19h, acontece a segunda mostra competitiva do festival, com nove companhias de dança de salão grupos e 29 grupos de danças urbanas (veja programação completa abaixo). 

As danças de salão são coregrafias específicas para casais, que dançam variados estilos; já o estilo urbano tem como características movimentos rápidos, simétricos e detalhados.  Além das mostras competitivas, o público poderá assistir, a cada noite, a dois espetáculos de reconhecimento nacional. Nesta segunda edição, o grupo Discípulos do Ritmo abre as apresentações. O encerramento fica por conta do No Limits Asin. 

O‘Lemniscata’, com Discípulos do Ritmo, explora uma pesquisa sobre o infinito e suas relações com o movimento e música. Já o ‘Old School New Life’, com No Limits Asin, conta a história de duas épocas distintas, porém parecidas, na história da música e da dança.

Ainda na noite deste sábado, acontece, às 21h, no CET (Centro de Estudos Teatrais), será apresentado o espetáculo 'Notícia', do Caleidos Cia de Dança. O centro fica na avenida Olivo Gomes, 100, no Parque da Cidade, em Santana. 

Com solo de Nigel Anderson, o espatáculo retrata o noticiário de violência contra homossexuais no Brasil e no mundo. A coreografia do ator dançarino revela e discute as narrativas pessoais do não-macho na sociedade atual. A concepção do espetáculo é de Isabel Marques, Fábio Brasil e Nigel Anderson.

batalha_festidanca_centro_juventude

Neste domingo, acontece a final da batalha de danças urbanas

Foto: Divulgação


Domingo

Neste domingo (16), às 11h, o 30º Festidança leva ao Parque Vicentina Aranha o espetáculo ‘Chulos’, do Dual Cena Contemporânea. Inspirada nas Folias de Reis, o grupo de dança contemporâneae revela o fascinante universo das festas populares brasileiras. A apresentação é gratuita e será no bambuzal do parque, ao lado da capela. 

Na trama, os três reis magos peregrinam pelo mundo e profetizam o nascimento de um novo rei. O mundo, porém, não acredita mais em profecias e, no meio da indiferença e da desesperança, os três magos testemunham algo inusitado: o nascimento de palhaços que celebram e protegem o nascimento do novo rei.

O  grupo realiza uma dança acrobática e enérgica de palhaços mascarados que, na montagem proposta pelo elenco, bailam ao som de composições para rabeca, sanfona, tambores e voz. 

A partir das 14h, acontece a grande final da Mostra de Danças e Movimentos Urbanos, no Centro da Juventude, na região sul da cidade. A batalha também integra a programação do 30° Festidança.

No palco, comandam as músicas os DJ’s Niko e Pow, ao lado de MC Vicente Blood, que conduzirá todo o evento.

A competição terá quatro estilos a serem avaliados pelos jurados: locking, popping (jurado Frank Ejara para ambos), breaking dance (jurado Andrézinho) e hip hop free style (jurado Marcel Xavier). O duelo de danças será feito de forma individual (1x1). Para o 1º lugar, a premiação é de R$ 1.000, e para o 2° lugar, R$ 500. Os dois lugares têm direito a troféu.

A partir das 19h, quem toma conta do palco do Teatro Municipal é o Jazz Dance e o Jazz Musical, pela terceira edição da Mostra Competitiva do festival (veja a programação abaixo). 

Caracterizado como uma dança que recebe influências de diversos outros estilos e princípios técnicos do balé e dança contemporânea, o Jazz Dance recebeu, ao longo do tempo, diversas variações, como o Jazz Musical. A competição deste domingo vai eleger, dentre os 35 grupos participantes, os três melhores da noite, que terão direito a troféu.

Os dois grupos convidados para esta noite são o Galpão 1, que vai apresentar o  ‘Jazz in Concert’, e o grupo Dancing Days - ASIN, com ‘Dançando na Chuva’.

Sob direção artística de Erika Novachi, a versão pocket de 'Jazz in Concert 'convida o espectador a um passeio por diversas linhas do jazz. O Galpão 1 coloca em cena: jazz raiz, tradicional, contemporâneo e lyrical, que poderão ser vistos em diferentes coreografias assinadas por grandes nomes do gênero.

Já o ‘Dançando na Chuva’, com Dancing Days – ASIN, é um mix do clássico do cinema ‘Cantando na Chuva’ e da canção ‘Umbrella’, da cantora Rihanna. No espetáculo, os dançarinos abordam a inclusão e a mudança do olhar para as potencialidades individuais.

No CET (Centro de Estudos Teatrais), a partir das 20h deste domingo, a Cia Monica Alvarenga apresenta o espetáculo 'Urrou', que dialoga com as fronteiras entre dança, teatro e performance. O espetáculo é inspirado no culto Boi Ápis do Antigo Egito e no Bumba Meu Boi. O centro fica no Parque da Cidade.

grupo_galpao_1_abre_noite_de_domingo_com_jazz_in_concert_foto_juliana_hilal

O grupo Galpão 1 abre noite de domingo com Jazz In Concert'

Foto: Divulgação/Juliana Hilal

Veja programação da Mostra Competitiova, no Teatro Municipal de São José

programa_festidanca2019_1506_site_page_0001_3

Programa_Festidanca 2019 16  junho de 2019