cel_curso_idioma_secretaria_educacao_do_estado_rm_vale_divulgacao

Educação abre mais de 2.000 vagas em cursos presenciais de idiomas na RMVale

Divulgação/SEE

Os CEL’s (Centros de Estudos de Línguas) da Secretaria da Educação do Estado estão com matrículas abertas para mais de 2.000 vagas em cursos de idiomas gratuitos em oito cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Os centros oferecem aulas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e japonês.  A previsão é que as aulas comecem logo após o início do ano letivo, em 1 de fevereiro.

As unidades ficam nas cidades de São José dos Campos (2 unidades), Jacareí, Caçapava, Caraguatatuba, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Cunha e Guaratinguetá. O número de vagas e os cursos oferecidos em cada cidade ainda serão definidos de acordo com a demanda.

O número de vagas e os cursos oferecidos em cada cidade serão definidos de acordo com a demanda (veja relação de escolas abaixo).

As aulas acontecem no  horário contrário ao das aulas ou aos sábados. Para o curso de inglês  é necessário estar cursando o Ensino Médio. Para os demais, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

Para se inscrever, os alunos devem comparecer à escola que tenha CEL mais próxima de sua casa e apresentar cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Se menor de idade, o estudante deve estar acompanhado dos pais ou responsáveis.
 

cel_escolas_rm_vale_pagina2

Para o curso de inglês  é necessário estar cursando o Ensino Médio. Para os demais, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

Os cursos são ofertados em módulos semestrais, exceto o de inglês, oferecido anualmente. Os alunos aprovados recebem um certificado de conclusão. E quem ainda não se inscreveu tem até o início das aulas no CEL para fazê-lo.