Evento que vale como treino para os ciclistas de competição e passeio aos que simplesmente gostam de pedalar, o Tripe Bike de Inverno entregará medalha aos que completarem o percurso.

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, realiza no próximo domingo (18) o tradicional Trip Bike de Inverno. O evento faz parte das atividades em comemoração do aniversário de 127 anos do distrito de São Francisco Xavier.

Quem gosta de pedalar e aprecia a natureza tem que estar preparado, pois os participantes irão percorrer cerca de 57 quilômetros de estrada de terra e asfalto. A saída será do Parque Ribeirão Vermelho, no bairro Urbanova (região oeste), até São Francisco Xavier.

A concentração será às 6h30, com saída às 7h, no Parque Ribeirão Vermelho. Para participar, não é preciso se inscrever. Qualquer pessoa pode participar da prova gratuita, mas é recomendável ter experiência em trilhas de bicicleta.

Todo o percurso estará sinalizado com placas. No retorno para casa, cada participante é responsável por providenciar o próprio transporte.

É importante usar os equipamentos de segurança. Capacete e luvas são obrigatórios. É preciso ter muita atenção nas descidas, principalmente no trecho antes da Cachoeira do Roncador e logo após a subida da Casinha B, nas proximidades do distrito.

Meio ambiente

Um dos objetivos do evento é a preservação do meio ambiente e a valorização do turismo rural. A organização da prova recomenda levar uma garrafa de água para reabastecimento e alimentos leves, outra orientação é ter uma câmara de ar reserva, para o caso de furar pneu.

O serviço de apoio terá três ambulâncias distribuídas em todo percurso e um caminhão para recolher bicicletas em caso de problemas.

Serão montados ao longo do percurso três pontos de apoio ao ciclista: no começo do bairro Pau de Saia (distribuição de água e Banheiros químicos), na Estrada das Tábuas (distribuição de água, barra de cereal e banheiros químicos e ambulância) e depois da Cachoeira do Roncador (distribuição de água, banheiros químicos e ambulância). A inovação do Trip bike desse ano é que todos os ciclistas que concluírem todo o percurso e chegarem a Praça Cônego Manzi em São Francisco Xavier receberão uma medalha de participação do Trip Bike de Inverno de 2019.

cq_095

Na foto (Divulgação), participantes durante a edição do ano passado.