Por Jogando Juntos Em Regional

Times da região seguem com as mesmas dificuldades na 4ª divisão

O campeonato com quase 40 equipes continuará promovendo apenas duas

A quarta divisão do Campeonato Paulista continuará sendo um grande desafio para o São José, o Manthiqueira de Guaratinguetá e Atlético Joseense. O Jacareí adiou o retorno aos gramados e ficará fora da competição de acesso mais desprestigiada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), que aceitou apenas algumas mudanças no regulamento.

O conselho técnico do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão foi realizado na tarde desta segunda-feira. Era a a única oportunidade de manifestação para os clubes que gostariam de um campeonato mais atraente.

O sistema de acesso e descenso da FPF continua com apenas dois times subindo e dois caindo. Nas séries A-1, A-3 e A-3 são apenas 16 times em cada campeonato, mas na Segunda (4ª) Divisão, até 40. Assim, as chances de promoção à Série A-3 são matematicamente bem menores.

Outro ponto importante é o segundo critério para desempate nos mata-matas que valem acesso ou título. Nas séries A-1, A-2, A-3, depois dos dois jogos, a igualdade na soma de pontos e no número de gols marcados implica decisão por pênaltis. Na Segunda (4ª) Divisão, de fases que deixam os roteiros da equipes bem diferentes, continuará valendo a melhor campanha.

No ano passado, em uma das semifinais, os dois jogos entre São José e Comercial terminaram empatados por 1 a 1 e 2 a 2. O time de Ribeirão Preto, que na teoria teve menos dificuldades com os seus adversários anteriores, subiu pela melhor campanha.

As mudanças

O campeonato de 2018 começou com 40 times divididos em cinco grupos de oito. Os três melhores de cada grupo e mais o melhor entre os cinco terceiros colocados avançaram à segunda fase.

Os 16 classificados participaram de um sorteio que definiu quatro grupos de quatro. Depois, os dois melhores de cada grupo avançaram à terceira fase. Os oito foram sorteados em novos dois grupos de quatro, dos quais os dois melhores avançaram às semifinais, a etapa do acesso.

O mata-mata das semifinais teve o time da melhor campanha enfrentando o da quarta melhor e o da segunda contra o da terceira. Os dois vencedores subiram e foram disputar as finais festivas também em mata-mata.

Agora, os 40 times (se os pendentes tiveram a participação confirmada) serão divididos em seis grupos de seis ou sete. De cada grupo, os quatro melhores avançarão à segunda fase, sem sorteio.

Os 24 times da segunda fase formarão seis grupos regionalizados de quatro. Provavelmente, classificados do grupo dos times do Vale do Paraíba cruzarão com concorrentes de um grupo de equipes de cidades mais próximas.

Os dois melhores de cada um dos seis grupos da segunda fase e mais os quatro melhores entre os seis terceiros colocados de grupo, serão os 16 que avançarão à terceira fase, com a volta do sorteio.

Na terceira fase, os 16 times serão sorteados em quatro grupos de quatro. De cada grupo avançarão os dois melhores ao mata-mata das quartas de final, que foi disputado em 2017 e agora volta. Os quatro classificados das quartas de final passarão às semifinais com o mesmo sistema de disputa de 2018.

Participantes

A tabela do campeonato poderá ser divulgada na sexta-feira. A Federação deu um prazo para os clubes que tinham pendências ou ainda dúvidas quanto a participação. O Jacareí, horas antes da região, anunciou que a volta ao futebol profissional estava adiada para 2020.

“Resolvemos os problemas do estádio e da documentação do clube. Mas, como não pudemos montar um time com jogadores nossos, o projeto ficaria descaracterizado. Por isso, consideramos que o mais coerente é seguir trabalhando para uma volta estruturada no ano que vem”, disse o presidente Flávio Carloto.

Como o Manthiqueira de Guaratinguetá desceu rebaixado da Série A-3, o União Suzano está voltando depois de dois anos e o Atlético Mogi das Cruzes desistiu de participar, segue a expectativa quanto ao grupo inicial dos times da região.

No ano passado, São José e Atlético Joseense enfrentaram o Paulista de Jundiaí, o Flamengo de Guarulhos, o AD Guarulhos, o União de Mogi das Cruzes, o Atlético Mogi das Cruzes e o Amparo.

Agora, é provável que venha um grupo com: São José, Manthiqueira, Joseense, Flamengo de Guarulhos, Guarulhos, União Mogi e União Suzano.

cs_126

Na foto (Divulgação), dirigentes dos clubes aguardando o início do conselho técnico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.