Por Jogando Juntos Em Regional

Taubaté Handebol vence o tradicional rival Pinheiros e vai à decisão

O adversário da final será o UNLU que superou um outro time argentino

Nas semifinais deste sábado à noite, o Taubaté Handebol venceu o Pinheros na preliminar e depois ficou esperando o confronto de argentinos para saber que o UNLU será o adversário da decisão.

A primeira semifinal do Campeonato Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino foi disputada na noite deste sábado, 25/05, pelas duas equipes brasileiras no torneio, Taubaté/FAB/UNITAU e E.C. Pinheiros. A competição está sendo disputada no ginásio do CEMTE, em Taubaté (SP).

Em um embate mais uma vez equilibrado e cheio de rivalidade, os taubateanos foram melhores e venceram por 26 a 20 (13 a 10 no primeiro tempo). Com o resultado, o Taubaté/FAB/UNITAU está classificado para mais uma final do torneio continental, e está a uma vitória do hexacampeonato.

O jogo começou equilibrado, como era de se esperar, com as duas equipes marcando muito forte. Defendendo no sistema 6-0, o Taubaté/FAB/UNITAU mostrou uma postura bem agressiva para barrar o ataque do Pinheiros. Prova disso que logo aos três minutos o pivô Vini levou uma exclusão de 2 minutos por uma falta mais forte sobre o pivô pinheirense.

Com boas intervenções do goleiro Rick, o Taubaté conseguiu encaixar bolas de contra-ataque e abriu pequena vantagem no placar. O E.C. Pinheiros trocou o goleiro, colocando em quadra Colodeti no lugar de Marcão. Na marcação, a equipe paulistana passou a marcar num sistema 5-1.

O Taubaté respondeu mantendo uma defesa mais alta e muito agressiva. Aos 14 minutos, Vini tomou a segunda exclusão de 2 minutos, e aos 19 minutos, o ponta Cleber Andrade também foi punido com 2 minutos, mostrando que a marcação forte do Taubaté continuava em ação.

Mesmo com mais momentos em desvantagem numérica, o Taubaté manteve um jogo bem efetivo, com menos erros, e se segurou à frente no placar. O primeiro tempo acabou em 13 a 10 para o Taubaté/FAB/UNITAU.

O segundo tempo começou de forma mais truncada, com as defesas se sobressaindo de ambos os lados, e os goleiros fazendo defesas importantes. O primeiro gol do segundo tempo só foi sair aos 6 minutos. O Pinheiros buscou alternativas táticas para tentar vencer a forte defesa taubateana, mas não conseguiu repetir boas atuações passadas neste mesmo Sul-Centro Americano.

Com o goleiro Rick em noite inspirada e poucos erros, o Taubaté conseguiu aproveitar bolas de contra-ataque e ampliou a vantagem, encaminhando a vitória ainda antes dos 10 minutos finais de jogo. Na reta final de partida, o Taubaté passou a administrar a vantagem, gastando o tempo a cada ataque e evitando dar a posse de bola ao Pinheiros.

O Pinheiros partiu para um último momento de “abafa” nos instantes finais, mas não surtiu efeito, e o Taubaté/FAB/UNITAU confirmou a vitória por 26 a 20, carimbando a vaga na final.

O artilheiro do jogo foi Guilherme Valadão, do Taubaté/FAB/UNITAU, com 7 gols marcados.

cq_772

O outro jogo

A segunda semifinal do Campeonato Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino foi disputada na noite deste sábado, 25/05, pelas duas equipes da Argentina que estão no torneio, Villa Ballester e UNLU (Universidad Nacional de Luján). A competição está sendo disputada no ginásio do CEMTE, em Taubaté (SP).

Em um jogo muito equilibrado e carregado de rivalidade entre os dois clubes, a UNLU venceu por 34 a 29 (15 a 13 no primeiro tempo). Com o resultado, a UNLU está classificada para a decisão contra o Taubaté/FAB/UNITAU, neste domingo, às 16h00. É a primeira vez na história que a equipe argentina disputará uma decisão do torneio continental.

O jogo teve um primeiro tempo muito equilibrado e com as duas defesas atuando de forma agressiva. Os dois times chegaram a liderar o placar ao longo da primeira etapa, mas a igualdade foi o tom do período. A UNLU apostou mais em uma marcação 5-1 e até 4-2 em alguns momentos, para neutralizar as ações ofensivas do adversário.

O Villa Ballester apostou mais nas bolas de longa e média distância, e contou com boa atuação de seu goleiro Tomas Mendieta. No entanto, nos cinco minutos finais a UNLU se aproveitou de mais erros e bolas precipitadas do Villa Ballester, e abriu vantagem no placar, terminando o primeiro tempo na frente, com o placar marcando 15 a 13.

O segundo tempo seguiu bem equilibrado, com a UNLU conseguindo se manter à frente do placar na maior parte do tempo, mesmo que por vantagem pequena. O Villa Ballester teve o pivô Marianno excluído da partida com cartão vermelho. O lateral Fernando Bono também acabou sendo expulso e complicou ainda mais as coisas para o Villa Ballester.

A UNLU abriu vantagem de quatro gols pouco depois de passada metade do segundo tempo, e a partir daí começou e encaminhar a vitória. Na parte final do jogo, a UNLU cadenciou as ações, e passou a gastar o tempo, já valorizando a vantagem. Final de jogo, UNLU 34×29 Villa Ballester.

Os artilheiros da partida foram Frederico Fernandez e Juan Pablo Cuello, ambos com 7 gols marcados cada.

cq_773

A rodada final

Neste domingo, 26/04, o Deportivo Luterano (CHI) enfrenta o Colegio Alemán (URU) pela definição de 7º e 8º lugares. Logo na sequência, às 12h00, o Scuola Italiana (URU) enfrenta o BM Ovalle, pela decisão de 5º e 6º lugares.

A decisão de 3º lugar do Sul-Centro Americano de Clubes será neste domingo às 14h00. E.C. Pinheiros enfrenta o Villa Ballester (ARG). A final será às 16h00, entre Taubaté /FAB/UNITAU e UNLU (ARG).

O torneio

Reunindo oito equipes de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, o torneio está sendo disputado em Taubaté (SP), no ginásio do CEMTE. O Campeão do Sul-Centro Americano de Clubes de Handebol Masculino será o representante do continente na disputa do Super Globe, que é o Mundial de Clubes de Handebol Masculino. Este ano o Super Globe será disputado na Arábia Saudita no mês de agosto.

O torneio está sendo transmitido ao vivo pela internet na TV Nsports (http://hand.tvnsports.com.br)

Nas fotos (de Lucas Ian/Maxx Sports Brasil), o jogo entre os brasileros e o confronto entre os argentinos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.