Por Jogando Juntos Em Regional

Taubaté entra na semana da partida de estreia pela Copa Paulista

O primeiro jogo será um reencontro com a torcida na manhã de domingo

O Taubaté já vive a expectativa do primeiro jogo pela Copa Paulista, domingo, às 10h, recebendo o Nacional de São Paulo no estádio Joaquim de Morais Filho. um reencontro com a torcida depois das quartas de final Paulista da Série A-2, em abril. Um zagueiro experiente foi anunciado como novo contratado.

A Copa Paulista surgiu para movimentar os times das séries A-1, A-2 e A-3 que não disputam nenhuma das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Inicialmente servia apenas como um laboratório para o Campeonato Paulista do ano seguinte. Depois, ficou bem mais interessante, porque passou a valer uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D ou uma na Copa do Brasil. O campeão escolhe um dos prêmios e deixa o vice com o outro.

Nas finais do ano passado, o Votuporanguense venceu a Ferroviária de Araraquara e escolheu a Copa do Brasil, provavelmente pensando no dinheiro da cotas de participação. No dia 6 de fevereiro, na estreia, recebeu o gaúcho Ypiranga de Erechim, perdeu por 1 a 0 e nem conseguiu desdobrar a disputa com uma partida de volta no Rio Grande do Sul.

A Ferroviária ficou com a vaga no Brasileiro da Série D e terá uma partida decisiva no próximo domingo. No quadrangular da primeira fase conseguiu conquistar a segunda vaga. Com nove pontos, terminou atrás do Avenida-RS (10) e na frente do Maringá-PR (8) e do Joinville-SC (7). Agora, no primeiro mata-mata, já empatou em casa com o Cianorte, sábado passado, por 0 a 0 e terá o jogo de volta no Paraná.

Na Copa Paulista do ano passado, o Taubaté caiu no mata-mata das quartas de final, contra o Votuporanguese. Depois de uma derrota em Votuporanga, por 4 a 2, venceu no Joaquinzão, por 1 a 0, perdendo no saldo de gols.

A competição

A Copa Paulista terá 28 times inicialmente divididos em quatro grupos regionalizados de seis. Em cada grupo haverá 10 rodadas de turno e returno e os quatro melhores avançarão à segunda fase. Os 16 qualificados formarão quatro quadrangulares.

O Taubaté está no Grupo 3, também formado por Corinthians (que já teve um time B em edições anteriores), Portuguesa (concorrente na Série A-2), Juventus (outro da A-2), Nacional de São Paulo (que neste ano foi rebaixado da A-2 à A-3) e Desportivo Brasil de Porto Feliz (da Série A-3).

O Grupo 1 terá: Batatais, Linense, Votuporanguense, Comercial de Ribeirão Preto, Ferroviária de Araraquara e Mirassol. O Grupo 2: Internacional de Limeira, Velo Clube de Rio Claro, Noroeste de Bauru, XV de Piracicaba, Rio Claro e Atibaia (de sede alternativa em Americana). Grupo 4: Ponte Preta, São Caetano, Água Santa de Diadema, Santo André, Esporte Clube São Bernardo e Grêmio Osasco.

A rodada de abertura terá nove partidas no domingo: Taubaté x Nacional (10h), Juventus x Corintians (10h), Votuporanguense x Comercial (10h), Linense x Batatais (10h), Inter de Limeira x XV de Piracicaba (10h), Rio Claro x Velo Clube (10h), Atibaia x Noroeste (15h), Santo André x Grêmio Osasco (15h) e São Caetano x Ponte Preta (17h). Mais dois jogos na segunda-feira (dia 24): Portuguesa x Desportivo Brasil (20h) e Água Santa x EC São Bernardo (15h). E um na quarta-feira (dia 26): Mirassol x Ferroviária (19h).

O Taubaté, no domingo, voltará a campo depois de um mata-mata desastroso pelas quartas de final do Paulista da Série A-2. No dia 3 de abril, uma quarta-feira, recebeu o Água Santa e foi goleado, por 5 a 0. Depois, no dia 6, foi a Diadema e também perdeu, por 2 a 0.

O frustrante final de participação na Série A-2 fechou um ciclo que vinha desde as últimas rodada da Série A-2 de 2018. Um novo projeto está começando.

Novo contratado

Nesta segunda-feira, o Taubaté também acertou os trâmites para a contratação do zagueiro Dogão, que estava no São Bernardo FC. O atleta de 30 anos foi semifinalista e melhor zagueiro da Série A2 do Campeonato Paulista do ano passado, e deve concluir documentação e assinar contrato com o Burro da Central nesta terça-feira.

Por outro lado, o Alviazul chegou a um acordo com o Tsarsko Selo, da Bulgária, pela cessão do atacante Anderson Cordeiro. O jogador, que chegou ao Joaquinzão na última Série A2, viajou neste domingo para o país europeu para acertar os detalhes de seu contrato, e o Taubaté terá 10% de uma futura negociação.

cq_554

Na foto (de Caíque Toledo/EC Taubaté), Tatá e Alan Mota em treino do Taubaté no Joaquinzão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.