Neste sábado, dia 15, comemora-se o Dia Mundial de Limpeza. Em Ilhabela, o Yacht Club, organizador da Semana de Vela de Ilhabela, faz sua parte e se junta à milhares de pessoas que trabalham para um planeta mais limpo.
A ação está se espalhando para vários pontos da cidade do litoral paulista e a mobilização será grande.

Os voluntários irão realizar a limpeza de praias, rios, costeiras, trilhas e cachoeiras em 35 pontos diferentes da cidade.

O YCI irá colaborar com a limpeza do mar nas proximidades do clube e na Praia de Santa Tereza.

A Mar e Vida Ecotrip, uma das parceiras para a limpeza da área submersa da Marina, vai também realizar a limpeza da praia do Curral, no sul da Ilha.

A ação na cidade vai ser realizada das 8h às 12h. A iniciativa, que é coordenada pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do YCI tem apoio de Costa Pereira e Di Pietro Advogados, Kia Motors, MGN – Marítimo Náutica, Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Ilhabela e da Sea Sheperd Brasil – Guardiões do Mar.

Conheça os 35 pontos da Ilha em que os voluntários realizarão a limpeza:

1)Praia Itaquanduba
2)Praia Itaguassu
3)Praia Grande/Juliao ate Urubu e Ilhote Prainha
4)Praia Engenho D Água
5)Praia do Perequê
6)Ponte Espraiada / Marina Mistral
7)Praia Barra Velha entrada da cidade
8)Praia Ilha das Cabras
9)Praia do Portinho
10)Praia da Feiticeira
11)Praia do Oscar
12)Praia Grande
13)Praia do Curral/Veloso/Costeira
14)Praia Barreiros
15)Bexiga/Costeira
16)Marina Porto/Rio da Barra Velha
17)Marina YCI
18)Praia Sta Tereza
19)Praia Jabaquara
20)Córrego do Ribeirão Água Branca
21)Córrego da estrada do Camarão /Campo de futebol
22)Corrego Buraco do Morcego
Os dois últimos terão plantio em cada, três árvores nativas
23)Castelhanos na sexta feira
24)Praia Mansa/Castelhanos
25)Costeira Bexiga
26)Estrada de Castelhanos
27)Ilha da Vitória
28)Bonete

Trilhas do Parque:

29)Baepi
30)Mirante do BaePi
31)Estrada de Castelhanos
32)Cachoeira do Gato
33)Trilha da Água Branca
34)Trilha dos três Tombos
35)Trilha do Veloso

cv_710

Na competição que passou

Na semana de Vela de Ilhabela 2018, o Yacht Club promoveu uma ação ambiental inédita. O grupo liderado pelo diretor de meio ambiente Júlio Cardoso retirou o excesso de lixo boiando no mar.

No dia 24 de julho, uma terça-feira, o Yacht Club de Ilhabela e a Semana de Vela de Ilhabela promoveram uma ação ambiental inédita. A partir de 9h30, um grupo liderado pelo diretor de meio ambiente Júlio Cardoso colocou os barcos na água não para velejar, mas para retirar o excesso de lixo boiando no mar. A ação foi voluntária e aberta ao público e aos barcos participantes da competição.

O objetivo era gerar mais conscientização para a necessidade de preservação ambiental, em especial o ambiente marinho, uma das bandeiras levantadas pelo Yacht Club de Ilhabela. Por conta própria, Júlio Cardoso vem fazendo o trabalho de retirada do lixo no mar há algum tempo, e contou que já encontrou desde garrafas plásticas até televisores.

De acordo com o ambientalista, um dos grandes problemas enfrentados na região de Ilhabela é a prática, já proibida, de soltar balões solares. Pretos e feitos de plástico, eles precisam apenas de calor para subir, e alguns chegam a 20 metros.

“Esses balões são um perigo para a aviação, podem prender-se nas hélices de aviões e helicópteros e gerar pane. E também são péssimos para o ambiente marítimo. Além de enroscar também nas hélices do barco, acabam na barriga das baleias e outros animais”, apontou Júlio Cardoso.

“Nós navegaremos até a Ponta da Sela ou um pouco mais além, para esta ação de retirada de lixo boiando no mar. Quem tiver barco, bote, jet ski, prancha de surf ou de stand-up paddle e quiser participar será muito bem-vindo”, disse um dia antes do evento.

A ação ambiental contou com a participação do catamarã Maré XX, comandado por Benoit Joufflineau, que disputou a 45ª Semana de Vela de Ilhabela na classe Multicascos, a novidade deste ano. Também teve o apoio da Meu Copo Eco Ilhabela, da AMAILHA – Associação de Amigos do Meio Ambiente de Ilhabela e da Secretaria de Meio Ambiente de Ilhabela.

cv_711

Nas imagens, barcos da Semana de Vela em julho (foto Divulgação) e um lixo no mar (foto de Julio Cardoso).