Por Jogando Juntos Em Regional

Semana de Vela de Ilhabela começa com as condições do tempo previstas

As regatas estão distribuídas para colocarem 120 barcos na disputa

A Semana de Vela de Ilhabela começou neste sábado (21) com as regatas de longo percurso Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal. E a expectativa para os 120 barcos inscritos é de quebra de recordes, em provas rápidas e com muita água.

A previsão do tempo indica uma entrada de frente fria a partir das 11h. Totalmente diferente do registrado na véspera, quando os termômetros registraram 28 graus na ilha.

O recorde da regata Alcatrazes por Boreste é do Camiranga, que completou o percurso em 6 horas, 4 minutos 03 segundos, em 2015. Já no ano passado, o barco Pajero foi o Fita Azul com 6 horas, 6 minutos e 37 segundos e o melhor desempenho da história da prova, já que tem 40 pés, 25 a menos que o Camiranga.

“Neste horário a temperatura deverá cair de 26 para 22°C e assim se manterá pelo resto do dia. O vento deverá variar entre 18 e 25 nós a partir da entrada da frente até o final da tarde, quando diminui e poderemos ter chuvisco”, contou João Hackerott, meteorologista da Semana de Vela de Ilhabela.

“Temos hoje um sistema de baixa pressão se formando no interior da Argentina, e ele deverá se intensificar rapidamente e formar uma frente fria que varrerá o sul do Brasil na sexta feira. Acredito que a maioria dos velejadores já estejam de olho neste sistema, pois ele definirá como será a regata de Alcatrazes”, explicou o meteorologista João Augusto Hackerott. O especialista estará todos os dias no Race Village falando sobre a previsão do dia seguinte das regatas às 18h .

A tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil abre o calendário de regatas com mais de 50 milhas contornando o arquipélago do litoral norte de São Paulo. Os barcos maiores de IRC, ORC e RGS estão confirmados para a prova. Outras duas regatas de longo percurso, mas para barcos de médio e longo porte, também estão programadas para o sábado: Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal.

A previsão do tempo rendeu muitas conversas no Yacht Club Ilhabela. Afinal de contas, é a principal lição de casa para as equipes. “Deve ser uma regata rápida. Lá fora, deve ter onda, porque com as frentes frias, a água levanta. Rajada forte também e frio, pois a temperatura irá abaixar. A previsão no domingo é de ter 13, 15 graus Celsius”, contou Cuca Sodré, presidente da comissão de regatas. “Este ano temos uma grande previsão de termos uma quebra de recorde porque a regata já vai largar com vento. Na ida será um contravento difícil, mas a volta vai ser voadora. Se entrar esse vento que está previsto, deve ser uma regata bem rápida.”

A edição 2018 da Semana de Vela de Ilhabela terá mais de 100 regatas. Ao todo, incluindo velejadores, árbitros, staff e famílias, o evento deve levar à capital nacional da vela 4 mil pessoas.

“Em Buenos Aires está 4 graus hoje com chuva e pegar 27 graus ou mais é muito bom, parece! Para nosso time, velejar regata em Ilhabela é motivo de felicidade”, disse o argentino Julian Somodi, do Mad Max.

As regatas serão disputadas até o sábado que vem (28). Os barcos serão divididos entre as classes ORC, IRC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, HPE25, C-30 e HPE30.

cx_188

Desfile dos barcos e hospitality boat

Antes da largada oficial, os barcos farão o tradicional desfile na frente do Race Village, no centro histórico de Ilhabela, onde também fazem confirmação de sua participação na regata. Está marcado para 10h.

“Já é a terceira semana que participo. É um prazer! Agora terei a oportunidade de correr no Mussulo e ir até Alcatrazes. Estou muito feliz por essa oportunidade, pois nunca estive no arquipélago”, contou a medalhista olímpica do vôlei, Ida Alvares.

O credenciamento dos velejadores foi aberto na manhã de sexta-feira (20). Todos os participantes do evento, incluindo atletas, staff, convidados, imprensa e famílias, deveriam somar aproximadamente 4 mil pessoas. “Já estou me socializando com os conhecidos da velha guarda e da nova guarda. É muito gostos!”, contou Sylvestre Santos, do Baforada 3.

Para as famílias dos velejadores e o público em geral, será possível assistir as regatas de barcos na raia a bordo de uma escuna hospitality boat. O processo é simples e gratuito! Os interessados podem se inscrever no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e no estande da Secretaria de Turismo na Race Village.

“Temos aqui no YC de Ilhabela um stand da Prefeitura municipal que faz as inscrições para quem vai embarcar no dia da regata e assistir a regata com os hospitality boats com a oferta da prefeitura. Além disso, no stand ainda temos o contato de todas as operadoras de receptivo de Ilhabela, em que se pode fazer passeios de jipes, barcos, aluguel de lanchas e etc. Todos podem participar disso, é aberto. Até as inscrições acabarem. No passeio das famílias a ideia é fazer algum receptivo, os contatos dos receptivos estarão lá em Ilhabela, com locação de jipe, passeios de lanches, aluguel de bicicletas”, disse Ricardo Fazzini, secretário de turismo de Ilhabela.

Há um limite de 80 pessoas por dia de ação. O embarque será sempre às 11h no píer da vila, ao lado da Race Village.

Baleias no radar

Mais de 50 baleias já foram registradas na raia da Semana de Vela de Ilhabela nos últimos dias. As jubartes estão no seu caminho tradicional para Abrolhos (BA) e podem se aproximar dos 120 barcos na disputa

“Os velejadores devem ficar atentos. Como a previsão é de entrada de frente fria, a visibilidade pode ficar menor e todo cuidado é pouco”, disse Julio Cardoso, diretor de meio ambiente do Yacht Club Ilhabela.

cx_187

Nas imagens, um dos barcos inscritos para a competição (foto: Edu Grigaitis/Balaio de Ideias)e uma baleia no percurso das regatas (foto: Julio Cardoso/Projetobaleiaavista).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.