Por Jogando Juntos Em Regional

São José pode comemorar o sétimo acesso seguido fora de casa

Os últimos seis vieram em partidas com o time atuando como visitante

No mata-mata da semifinal que vale acesso à Série A-3 do Campeonato Paulista do ano que vem, a melhor campanha deixou o Comercial com a vantagem do segundo jogo em Ribeirão Preto, depois do primeiro, sábado, às 20h30, no estádio Martins Pereira. No entanto, se depender da história, o São José jogará em condições favoráveis. Das oito promoções conquistados no futebol profissional, as seis últimas foram definidas em jogos fora de casa.

Nos anos 60 e ainda com o antigo nome de Esporte Clube São José, as promoções de 64 e 65 levaram o time à principal divisão de acesso do Campeonato Paulista, a atual Série A-2. Ambas vieram diante da torcida, em respectivas finais contra os extintos Bancária de Fernandópolis e Orlândia.

Em 1980, já como São José Esporte Clube, o primeiro acesso à elite estadual foi comemorado no estádio do Pacaembu, porque a Federação Paulista preferiu promover os jogos decisivos em São Paulo. Só o campeão subia e o São José, nas finais contra o Grêmio Catanduvense, venceu por 1 a 0 e 4 a 0.

No ano seguinte, o São José conseguiu uma das vagas da Taça de Ouro de 1982, o Brasileirão da época. No Paulistão 81, conquistou o espaço também disputado pelo Corinthians, que acabou começando a competição na Taça de Prata. Na rodada decisiva, o time joseense dependia de uma vitória sobre o já eliminado Taubaté e venceu por 1 a 0 na casa do rival.

O segundo acesso ao Paulistão veio em 87. A vaga foi disputada em um quadrangular que também teve o Nacional de São Paulo, a Votuporanguense e o Comercial de Ribeirão Preto. O primeiro lugar do grupo chegou de forma antecipada, na quinta e penúltima rodada. Em Ribeirão Preto e contra o já eliminado Comercial, uma vitória por 2 a 0.

Conseguindo qualificação para o Brasileiro da Série de 89, que teve 96 times participantes, o São José foi vice-campeão e subiu ao Brasileirão 90 junto com o campeão Bragantino. No mata-mata das semifinais, contra o baiano Catuense, venceu em casa, por 1 a 0 e depois empatou em Alagoinhas, por 1 a 1.

O terceiro acesso ao Paulistão foi comemorado em 96. Quatro times disputaram um quadrangular que valia três vagas. Na penúltima rodada, um empate por 0 a 0 fora de casa também serviu para a Internacional de Limeira. A Portuguesa Santista completou o trio de promovidos e o Ituano sobrou.

O mais recente acesso foi o da Série A-3 de 2006. Em um quadrangular que promovia os dois melhores, uma decisão direta surgiu na sexta e última rodada. Em Santa Cruz do Rio Pardo, o São José venceu por 2 a 0 e subiu junto com o XV de Jaú. A Ferroviária de Araraquara e a Santacruzense sobraram.

O desafio da vez

No atual Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão, o São José enfrenta o Comercial com a necessidade de superar o adversário na soma final dos dois resultados, no número de pontos conquistados, ou no de gols marcados. A igualdade nos pontos e gols promoverá o time de Ribeirão Preto, por melhor campanha geral.

cv_405

Na foto (do Museu do Esporte de São José dos Campos), o São José campeão de 1980 no Pacaembu: Darcy, Ademir Mello, Walter Passarinho, Ademir Gonçalves, Nelsinho e Tonho; Edinho, Tata, Tião Marino, Esquerdinha e Nenê.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.