No Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série A-1, o São José joga nesta quarta-feira no Martins Pereira e pode alcançar a zona de classificação do Grupo 1. O time joseense precisa vencer e contar com tropeços de dois concorrentes.

Um mau começo deixou o São José inicialmente preocupado com o risco de ter que correr contra um rebaixamento à Série A-2. No entanto, depois de uma reação das mais positivas, o time entrou na briga pela quarta e última vaga do grupo.

A fase inicial do campeonato tem os 16 times divididos em dois grupos de oito. Em cada grupo a disputa é em turno e returno. Os quatro melhores avançarão à segunda fase e o último colocado descerá à Série A-2 do ano que vem.

Depois de 11 rodadas realizadas e outras três ainda programadas, o Corinthians, o amazonense Iranduba e o catarinense Kindermann já ficaram com as três primeiras posições. O pernambucano Sport Recife está na quarta colocação, com 15 pontos. A Ferroviária de Araraquara, com 14 e o São José, com 13, seguem animados. O baiano São Francisco, com seis, ainda está ao alcance do Pinheirense, o oitavo e último, de pontuação zerada. Confira a classificação após 11 rodadas.

cx_038

A 12ª e antepenúltima rodada começou nesta terça-feira com o Kindermann visitando o São Francisco e vencendo por 3 a 0. Agora, na quarta-feira, às 15h, vão jogar: São José x Pinheirense, Corinthians x Sport Recife e Ferroviária x Iranduba.

Vencendo o Pinheirense, o São José irá a 16 pontos. Uma derrota do Sport Recife e um empate da Ferroviária seriam suficientes para o time joseense ultrapassar os dois e alcançar, pela primeira vez, a quarta colocação.

Depois, a penúltima rodada terá os seguintes jogos: Corinthians x São José, Sport Recife x Iranduba, Kindermann x Ferroviária e Pinheirense x São Francisco. A última: São José x Sport Recife, Ferroviária x Pinheirense, São Francisco x Corinthians e Iranduba x Kindermann.

Os times

O São José receberá o Pinheirense desfalcado de cinco jogadoras. A zagueira Begé e a lateral-esquerda Rebeca serão poupadas por causa do acúmulo de partidas, pois o time também disputa simultaneamente o Campeonato Paulista. A meio-campista Sâmia está suspensa por terceiro cartão amarelo, a atacante Franciele sofreu uma contusão e a goleira Taty Amaro foi liberada para tratar de assuntos particulares.

De acordo com os treinos, Zizi, Rafa Martins, Ester, Carlinha e Michele Grandis deverão ser as respectivas substitutas, deixando a escalação provável do técnico Cleber Arildo com: Michele Grandis; Gabi Lira, Zizi, Nath Rodrigues e Rafa Martins; Edna Baiana, Ester e Rita Bove; (Carlinha ou Gabi Portilho), Fernanda Typa e Michele Carioca.

O Pinheirense ainda tem chances matemáticas de escapar do rebaixamento. No primeiro turno, em Belém, foi goleado pelo São José, por 4 a 0 e na partida mais recente, levou 6 a 1 do Corinthians. Dirigido pelo técnico Aldo Ramos, tem a seguinte formação provável: Natália; Isa, Priscila, Lauze e Raquel; Kelly, Cíntia Magrela, Talita e Anne; Pingo e Marcela.

A arbitragem, com paulistas do quadro da CBF, tem a seguinte escala: Katiucia da Mota Lima (árbitra), Luiz Alberto Andrini Nogueira (assistente 1), Veridiana Contiliani Bisco (assistente 2), Rafael Gomes Félix da Silva (quarto árbitro) e Carlos Donizeti Pianosqui (analista de campo).

Os jogos do São José no estádio Martins Pereira têm entrada gratuita.

cx_037

Na foto (de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino), jogadoras e comissão técnica antes de um treino no centro comunitário do Vale do Sol.