Por Jogando Juntos Em Regional

São José fecha etapa de preparação com mais um jogador contratado

O ex-técnico joseense acerta com um concorrente após demissão breve

O São José fecha nesta sexta-feira a sua prolongada segunda etapa da pré-temporada para o Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão. Na semana que vem chegarão os jogadores profissionais que já assinaram um pré-contrato com o clube, como o zagueiro Joaedson, que passou a ser o nono da lista. Enquanto isso, o concorrente Marília confirma a contratação do ex-técnico joseense Ricardo Costa.

Nos preparativos do São José, uma peneira para mais de 700 inscritos foi realizada em dezembro do ano passado. Os 22 aprovados pelo técnico José Francisco de Oliveira e mais alguns indicados voltaram no dia 21 e passaram por uma nova etapa de avaliações que terminará nesta sexta-feira.

Durante o período, Oliveira e o presidente Adilson José da Silva foram montando uma base de profissionais que assinaram um pré-contrato com o São José. Antes da virada do ano, os primeiros cinco: o lateral-esquerdo Luciano Pit, do elenco do ano passado; o goleiro Rafael Mello e o atacante Brener, que voltam depois de atuarem na temporada de 2017; o meia Mococa, vindo do concorrente Mauá e o meio-campista Jorginho, ex-Monte Azul, time dirigido pelo atual treinador joseense na Série A-3 do ano passado.

No início deste ano, mais três jogadores foram pré-contratados: o zagueiro Barão, que é de São José dos Campos e defendeu o Atlético Joseense no ano passado; o meia Leandro, dirigido por Oliveira no São Bernardo da Série A-2 e o atacante Luís Henrique, ex-Penapolense.

Agora, nesta semana, o zagueiro Jaedson passou a ser o nono da lista. O jogador tem 20 anos, estatura avantajada e vinha atuando pelo Mineiros, de Goiás. “Temos alguns jogadores que estão participando de campeonatos andamentos e que deverão chegar mais adiante”, disse o técnico Oliveira.

Em concorrentes

O técnico Ricardo Costa, que dirigiu o São José no ano passado e depois teve uma curta passagem pelo Comercial de Ribeirão Preto, foi contratado pelo Marília que caiu da Série A-3 e será concorrente do time joseense nesta temporada.

Sobre o novo clube de Ricardo Costa, confira o material publicado pelo Jornal de Marília, um dos mais importantes da região:

O Marília Atlético Clube (MAC) já tem seu novo o técnico para o Campeonato Paulista da 4ª Divisão (Sub-23). A informação foi divulgada ontem no programa “Com a Bola Toda” (TV Canal 4). Trata-se de Ricardo Costa, de 37 anos, que foi demitido do Comercial no último dia 21, após derrota na estreia da Série A-3 para o Noroeste (1 a 0), em Ribeirão Preto.

O novo treinador maqueano tem um currículo que impressiona na “Bezinha” (apelido da 4ª Divisão). Nas últimas três edições da competição, conquistou dois acessos, sendo campeão com a Portuguesa Santista (2016) e vice com o EC São Bernardo (2017). No ano passado, ficou perto de conseguir a ascensão com o São José EC, levando o clube até a semifinal.

Em contato por telefone com a reportagem JM, Ricardo Costa disse que o acerto com o MAC foi concretizado na última segunda-feira (dia 28), quando esteve em Marília. “O primeiro contato foi por telefone na quinta-feira passada (dia 24) e na sexta (dia 25) o Eduardo (Nascimento, diretor geral de futebol do clube) veio até Campinas para conversarmos. Na segunda estive em Marília, conheci a estrutura do estádio Bento de Abreu e fechamos o acordo”, explicou.

O treinador frisou que só aceitou o convite do MAC, por conta do planejamento apresentado por Eduardo Nascimento. “Primeiro eu posso dizer que estou muito feliz por ter sido escolhido, porque o Marília é um clube de muita tradição e torcida, e não pode ficar na 4ª Divisão. O MAC será um clube grande na Bezinha, talvez o maior deles desta edição. Estou muito empolgado para começar a trabalhar. Só aceitei a proposta, porque o planejamento é voltado para o acesso. Se não fosse assim, eu não aceitaria”, destacou.

Ricardo Costa trará toda sua comissão técnica para o Alviceleste: Edmar Costa (auxiliar) e Wagner Muller (preparador de goleiros). “Também vou indicar o preparador físico. Tenho o nome, mas ainda não vou revela-lo, porque ele está com problemas particulares e pode ser que eu não consiga traze-lo, mas quem eu trouxer terá o meu perfil de trabalho”, enfatizou.

Apresentação

A apresentação oficial de Ricardo Costa em Marília ainda não está definida, mas deverá acontecer na próxima segunda-feira (dia 4). “A pré-temporada deverá começar no dia 11 (segunda-feira). Vamos iniciar os trabalhos com 60% a 70% do elenco e as outras vagas serão preenchidas com atletas que estão atuando na Série A-3 e até mesmo em outros estaduais, como Minas Gerais por exemplo, que possui bons jogadores sub-23”, apontou.

Pelo regulamento definido na última terça-feira (dia 29), no Conselho Arbitral da Federação Paulista de Futebol (FPF), serão permitidas 26 inscrições e mais uma ‘lista B’ com número ilimitado de atletas, nascidos a partir de 1998, que tenham contrato com o clube nos últimos seis meses (de forma ininterrupta) e que tenha jogado pelo menos uma competição oficial de base. Neste caso, o MAC poderá usar todos os jogadores que disputaram a Copa São Paulo Junior, sem comprometer as 26 vagas da listagem principal. “Iremos observar esses atletas da Copinha e se estiverem enquadrados nesta lista B, vamos utilizar todos, porque são jogadores do clube”, mencionou o novo técnico.

Carreira

Ricardo Costa começou a carreira de técnico profissional no Velo Clube (Rio Claro), em 2009. De 2010 a 2012 foi auxiliar e treinador do sub-20 no Bangu-RJ e da Cabofriense-RJ. Em 2013 comandou seu primeiro clube na 4ª Divisão Paulista: o Radium/Mococa. Na temporada seguinte dirigiu os times sub-15 e 17 do Guarani e em 2015 voltou a trabalhar na Bezinha, como técnico do EC São Bernardo.

Em 2016 veio a consagração como campeão da 4ª Divisão com a Portuguesa Santista. Em 2017 chegou a comandar a Briosa na Série A-3, mas foi demitido nas primeiras rodadas. Na sequência acertou com o EC São Bernardo e foi vice-campeão da Bezinha.

No ano passado, continuou no clube do ABC na Série A-3 e ficou até a metade do estadual, mas acabou sendo desligado. Novamente na última divisão paulista, foi contratado pelo São José EC e levou o time até a semifinal. Em 2019 acertou com o Comercial, mas durou apenas a rodada de estreia.

cs_829

Na foto (de Davi Jehá/São José EC), o técnico Oliveira observando os jogadores em um dos treinos de avaliação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.