O São José fecha nesta sexta-feira a sua primeira semana de avaliações de jogadores candidatos ao elenco de 2019. Boa parte dos inscritos não vem comparecendo, mas o trabalho deve selecionar um grupo para voltar em janeiro.

Anunciada com a devida antecedência, as avaliações atraíram mais de 800 jogadores com menos de 23 anos, a idade limite do campeonato que o São José voltará a disputar em 2019, o Paulista da Segunda (4ª) Divisão.

O técnico José Francisco Oliveira, o assistente Pedro Paulo e os demais integrantes da comissão técnica prepararam as avaliações em sessões diárias de até 88 candidatos. Em um divisão simples, oito times para quatro confrontos.

No entanto, por motivos ainda não confirmados, a frequência dos candidatos têm sido bem abaixo da média. Em uma das sessões, menos de 30 estiveram presentes e puderam explorar um tempo maior de bola rolando.

Como nas avaliações do ano passado, a maioria dos que se destacam ainda têm idade para as equipes de categorias de base, como a sub-20. No entanto, também há os mais experientes entre os aprovados.

Alguns já foram convidados a voltar ainda nestas duas semanas de avaliações. Outros, que já convenceram a comissão técnica, são orientados a esperar a segunda etapa das atividades, em janeiro.

O elenco

Em janeiro, os aprovados nas avaliações começarão a treinar com os primeiros profissionais contratados. O técnico Oliveira já conta com 15 jogadores apalavrados e nem todos irão atuar por outros times nos campeonatos dos primeiros meses de 2019. São os que preferem participar da pré-temporada joseense desde o início.

“Alguns jogadores já estão em outros clubes e, pelo potencial que têm, poderão se destacar e receber propostas até mais interessantes. Mas, por enquanto, me dizem que virão para o São José tão logo sejam liberados”, disse o técnico Oliveira.

Os campeonatos do primeiro quadrimestre de 2019 também serão interessantes para o São José conhecer outros jogadores que tenham menos de 23 anos e queiram chegar em abril ou maio. Seriam os das últimas contratações, principalmente para as posições que ainda estiverem descobertas.

ct_146

Na foto (de Davi Jehá/São José EC), uma das avaliações no antigo Campo da Rhodia.